Professores debatem o ensino nas escolas rurais

As tendências pedagógicas e as novas tecnologias que facilitam o aprendizado estão sendo debatidas no Curso de Formação de Professores das Escolas da Zona Rural. Promovido pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), o encontro foi aberto ontem pela manhã no Aquarius Hotel Flat e termina na tarde de amanhã. Também participam da capacitação diretores e professores de turmas multisseriadas da 3ª CRE, com sede em Estrela; 8ª CRE (Santa Maria) e 24ª CRE (Cachoeira do Sul).

A responsável pelas escolas rurais da 6ª CRE, Ivânia Post Wasen, explica que o curso busca aprofundar a relação entre professores, pais e alunos a fim de construir opções e elaborar propostas pedagógicas para uma escola de campo. “É preciso que se leve em conta os aspectos da vida do educando, mas sem perder de vista o global, para que ele seja capaz de fazer opções conscientes tanto no meio rural como no urbano.”

De acordo com Ivânia, os alunos dificilmente permanecem no campo. “Atualmente se trabalha apenas a cultura urbana. Queremos valorizar mais a cultura rural”, ressalta. “Morando no interior, os estudantes têm uma boa qualidade de vida.” Para ela, a internet já é uma necessidade mesmo longe dos grandes centros. “Nossos alunos precisam de outras culturas, novidades, justamente para terem um padrão de vida melhor”, avalia.


http://www.gazetadosul.com.br

INSTIGANTE

A titular da 6ª CRE, Gardênia Goettert, lembra que as escolas rurais têm peculiaridades, como turmas pequenas e professores que atuam em mais de uma série. “Temos de garantir subsídios teóricos e metodológicos com a finalidade de criar novas perspectivas para o ensino rural.” Conforme a coordenadora, o Estado aderiu ao Escola Ativa, um programa do governo federal que visa justamente capacitar docentes, oferecendo materiais didáticos e atividades pedagógicas programadas. Os objetivos são aumentar o nível de aprendizagem dos alunos, reduzir a repetência e a evasão e elevar as taxas de conclusão das séries iniciais.

Na abertura do encontro, a Secretaria Estadual de Educação foi representada pelo coordenador da Divisão de Gestão e Aprendizagem, Milton Silveira Pereira. Ele diz que a construção da educação rural, além de ser instigante, é um desafio. “Nesses estabelecimentos de ensino existe um resgate de valores e, ao mesmo tempo, um grande processo de interação.”

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo