Portugal é o 43º país mais competitivo, aponta ranking global

A subida de duas posições no ranking de inovação contrabalançou as quedas registradas nas áreas de Requerimentos Básicos e Indicadores de Eficiência, mantendo Portugal na 43ª posição do índice global de competitividade do Fórum Econômico Mundial.

Portugal subiu para a 33ª posição em termos de Inovação, numa lista de 133 países, uma melhoria que compensou a queda de dois lugares em Requerimentos Básicos, para o 39º posto, e o recuo de nove posições nos Indicadores de Eficiência (43º).

"O dado mais significativo é que Portugal neste ano de grande crise mantém a sua posição, mas sobe num pilar muito importante, a Inovação", declarou Carlos Zorrinho, coordenador nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico.

Entre as 27 economias da União Europeia, levando em conta os 12 setores analisados, Portugal também manteve a posição que ocupava na edição anterior, no 17º lugar, atrás da Espanha - que caiu na lista -, mas à frente de países como Itália e Grécia.

"Em comparação com os países do sul da Europa, como mostra oranking de Davos, que coloca Portugal como o país mais competitivo do Sul europeu, a tendência é para alcançar a Espanha", frisou Zorrinho.

Portugal ocupa a 9ª posição do mundo no tempo necessário à criação de um negócio, tal como na qualidade das estradas. Além disso, o país possui a 5ª taxa mais favorável no que respeita ao peso das tarifas no comércio internacional.

Por outro lado, nota negativa para a análise da Eficiência do Mercado de Trabalho, onde as práticas de contratação e demissões posicionam Portugal no 129º lugar, o que evidencia a forte rigidez do mercado trabalhista português.

Portugal é ainda o 12º país com o custo de telefonia móvel mais elevado e o 27º no nível de investimento em qualificações.

Na área da Saúde e da Educação Primária, Portugal lidera no que toca à incidência da malária e no impacto desta doença nos negócios (é o mais bem classificado nestes pontos) e surge ainda muito bem colocado no capítulo da mortalidade infantil, com a terceira posição entre 133 países.

Já no índice de Instituições, a eficiência do sistema legal na resolução de conflitos coloca o país na 107ª posição em termos mundiais, mas há pontos positivos oriundos da independência judicial, do desvio de fundos públicos e dos crimes em geral.


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo