Missão brasileira visita projeto luso de 'educação tecnológica'

Uma delegação brasileira conhece nesta segunda-feira o Projeto de Educação Tecnológica de Almeirim (PET21), no região central portuguesa, no âmbito da parceria existente entre Brasil e Portugal para troca de experiências na área das tecnologias de informação e comunicação.

A parceria entre os dois países é coordenada em Portugal pela Direção-Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), que escolheu Almeirim como um dos locais a ser visitado pela comitiva brasileira, chefiada pelo Secretário de Educação do Distrito Federal, José Luís Valente, disse à Agência Lusa o vice-prefeito de Almeirim.

Pedro Ribeiro adiantou que a ministra portuguesa da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, quis conhecer de perto o projeto, tendo estado numa das escolas do distrito na semana passada.

O PET21, iniciado no ano letivo 2007/2008, começou a apostar na colocação de computadores em todas as salas de aula do primeiro ciclo, mas, com o projeto Magalhães, foi “redirecionado”, tendo a prefeitura investido na colocação de quadros interativos, na criação de "hotspots" em todas as escolas e no acesso de todas as crianças e professores à Escola Virtual, um programa da Porto Editora cujos acessos são pagos pelo município, disse.

Segundo afirmou, a prefeitura equipou todas as 55 salas de primeiro ciclo com quadros interativos, envolvendo cerca de 1.100 alunos.

Por outro lado, com o aparecimento do projeto Magalhães, estabeleceu uma parceria com a Microsoft Portugal para formação dos professores do primeiro ciclo para adotarem “as melhores práticas” na utilização desta ferramenta.

Levando em consideração que algumas das crianças envolvidas no PET21 começaram a chegar ao segundo ciclo, a prefeitura decidiu aceitar uma sugestão dos professores envolvidos no projeto, querendo iniciar este ano letivo uma experiência piloto junto dos alunos que começaram a frequentar o 5º ano.

Além da criação de uma plataforma Moodle para a troca de experiências entre professores, o projeto-piloto inclui a disponibilização dos acessos à Escola Virtual.

No âmbito do Plano Tecnológico, uma em cada três salas de aula do segundo ciclo estão já equipadas com quadros interativos, adiantou.

A prefeitura tem complementado o projeto com a realização de ações dirigidas aos pais, principalmente sobre segurança na Internet, estando prevista para esta semana uma sessão envolvendo a Microsoft, a ser realizada em Fazendas de Almeirim, disse.


www.agencialusa.com.br

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo