Ministro quer visão sistêmica do ensino




MInistro Haddad

Para Fernando Haddad, qualidade tem ser garantida em todos os níveis, das creches à universidade


Para o ministro Fernando Haddad (foto: Fabio Rodrigues Pozzebom), o Brasil só terá um ensino de qualidade quando a Educação for vista no seu conjunto. "É preciso pensar no todo, ter uma visão sistêmica", afirmou Haddad nesta segunda-feira, durante a abertura do seminário Desafios da Conjuntura, que faz uma avaliação dos dois anos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Durante a sua exposição, Haddad abordou desde a Educação infantil até a pós-graduação, mas demonstrou especial preocupação com a formação dos professores do ensino básico. Segundo ele, os bacharelados das universidades "sugam os talentos", que deixam de ir para as licenciaturas, responsáveis pela formação dos professores. "É preciso dar incentivos para a iniciação à docência, assim como acontece com a iniciação científica", disse.

Está em tramitação no Congresso Nacional um projeto de lei que tem como objetivo justamente tentar reverter esse quadro. O projeto permite que estudantes de cursos de licenciatura egressos de boas universidades particulares amortizem a dívida do financiamento estudantil dando aulas em escolas públicas: cada mês trabalhado em escola pública reduz em 1% a dívida do professor. Segundo o ministro, o projeto deve ser votado na Câmara ainda nesta semana e em regime de urgência. Depois, segue para o Senado. "Para o ano letivo de 2010, certamente já estará valendo", afirmou.

Lançado em 2007 pelo governo federal, o PDE -- conhecido como PAC da Educação -- é formado por um conjunto de ações que tem como objetivo melhorar os indicadores educacionais do país até 2022. São mais de 40 ações, algumas já existentes, outras criadas naquele momento.

O plano fixou metas, firmou convênios e estabeleceu que o repasse de recursos deve ocorrer de forma a atender municípios considerados prioritários para o governo federal, por suas fragilidades socioeconômicas, que acabam se refletindo nas educacionais. Uma das mais importantes ações foi a criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que avalia todas as escolas do país.

Após a exposição do ministro Fernando Haddad, o público presente no seminário acompanhou duas mesas de trabalho. A primeira debateu o acesso e qualidade do PDE. A segunda teve como tema principal o "PDE e Desenvolvimento". O seminário continua nesta terça. Você pode acompanhar as discussões pela internet acessando o site da Ação Educativa. Também é possível enviar perguntas para o e-mailpde@acaoeducativa.org.

Para saber mais sobre o PDE: http://portal.mec.gov.br/pde/


educarparacrescer.abril.com.br

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo