Enem 2009: Baladas estão ''proibidas'' na semana anterior à prova

A uma semana do Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio), é natural que os estudantes sintam ansiedade perante a maratona de provas que irão enfrentar nos dias 3 e 4 de outubro. Baladas durante esta semana, por exemplo, estão fora de cogitação; entenda por quê.


Cansaço e bebidas alcoólicas devem ser evitados antes dos dias de provas, pois podem provocar alteração de humor, e isso pode prejudicar a concentração e a compreensão do estudante. A pesquisadora Hanna Antunes, do Centro de Estudos de Psicobiologia do Exercício da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), explica que a ingestão de bebida não é aconselhada devido ao efeito bifásico que provoca: a pessoa primeiro fica feliz e, depois, fica triste, desanimada; isso pode afetar o desempenho no Enem.

A privação de sono também modifica o estado "normal" do estudante: a pessoa que não dorme pode desenvolver primeiro o mau humor; depois, vêm o déficit de atenção, de memória e a dificuldade de planejamento, raciocínio e tomada de decisões. Por último, a parte física pode ser afetada, com o desenvolvimento de alguma doença. As recomendações "dão a impressão de conselho de avó, mas funcionam", diz a pesquisadora.

Como relaxar?

Segundo Hanna, não adianta querer aprender tudo "da noite para o dia", uma vez que o conteúdo que será cobrado vem sendo ensinado ao longo de todo o ensino médio. Ela lista uma série de ações pré-prova que ajudam a combater a tensão nesse período: "ter uma boa noite de sono, boa alimentação e boa ingestão de água" são algumas delas. Medidas como fazer alongamento, preparar o que é preciso levar no dia e chegar cedo no local de prova também ajudam a evitar o nervosismo.

Quanto mais o estudante estiver relaxado, "mais estará preparado para tomar decisões mais corretas"; por isso o descanso é tão importante, salienta a especialista. É preciso evitar situações que possam gerar estresse: se para alguns pode ser bom fazer outra atividade para "esquecer" que farão prova, como sair com os amigos, ir ao cinema etc, para outros, isso pode trazer ainda mais ansiedade.

O que comer?

Durante a prova, a nutricionista Viviane Vieira, da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), aconselha os estudantes a levarem alimentos práticos, como sucos, bolachas, barra de cereal ou frutas para ajudar a recuperar a energia perdida durante o exame, que terá duração de 4h30 no primeiro dia (3) e 5h30 no segundo (4).

Alimentos estimulantes, como café e chocolate, devem ser evitados por quem tem tendência a ficar nervoso, pois podem deixar a pessoa ainda mais agitada e desconcentrada.

A hidratação também é importante, mas Viviane desaconselha refrigerantes. "Água ainda é o melhor, mas é possível complementar com um suco. Quanto menos industrializado, melhor", afirma.

O que comemos antes da prova pode influenciar no desempenho no Enem? A nutricionista diz que sim: "Se o estudante tiver refeição exagerada, toda a energia do organismo irá se concentrar na digestão e tendemos a ficar sonolentos; o raciocínio tende a ficar mais lento", afirma. Além disso, alimentos pesados podem acarretar outros problemas, como indigestão, dores de barriga e gases.

Nos dias de Enem, Viviane aconselha os estudantes a fazer todas as refeições: "O estudante deve acordar em horário razoável para conseguir fazer café da manhã e almoço completos. O café da manhã deve conter alimentos como pão, leite e frutas e o almoço deve ser leve, sem alimentos gordurosos ou de digestão lenta, como frituras, carnes gordurosas, maionese, refrigerante e chocolate. O ideal é que o almoço contenha arroz, feijão, salada, carne, suco e uma sobremesa.

A prova

O Enem 2009 será aplicado em 1.826 municípios brasileiros, nos dias 3 e 4 de outubro, da seguinte maneira:

  • 3/10 (sábado): das 13h às 17h30 - prova 1: ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias.
  • 4/10 (domingo): das 13h às 18h30 - prova 2: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e matemática e suas tecnologias.

  • Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, horário de Brasília (DF). As provas serão aplicadas às 13h, em todo o território nacional. Os locais de prova serão os mesmos nos dois dias.

    É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora. Será necessário apresentar original ou cópia devidamente autenticada de documento de identificação, cartão de confirmação de inscrição, folha de respostas do questionário socioeconômico, caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto nº 2 e borracha macia.




    http://educacao.uol.com.br

    Seja o primeiro a comentar

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
    http://rpc.twingly.com/

      ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

    Template by Dicas Blogger | Topo