Educação inclusiva prepara alunos para a cidadania e a tolerância, diz ministro

O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu hoje (22) a inclusão de crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência na rede regular de ensino público.

"O conceito de educação inclusiva vem ganhando cada vez mais admiradores porque de fato a inclusão na escola pública não é apenas um expediente do aprendizado do aluno portador de necessidades especiais, mas também muda a cultura da própria escola".

Para o ministro, a escola que convive com a diversidade prepara melhor o aluno para cidadania, para tolerância e para o convívio com as diferenças.

"Isso é o que está faltando no mundo: saber viver com a diferença, ser tolerante com o diferente. Penso que hoje esse conceito está consolidado no país. Sabemos que é difícil, o poder público tem que investir na infra-estrutura, na preparação dos professores. É toda uma cultura que precisa ser modificada, mas o investimento é de altíssimo retorno".

A gerente de Atendimento Educacional Específico da Secretaria de Educação do Amazonas, Hortencia da Silva, concorda com o ministro. Ela também avalia que esse tipo de inclusão está ganhando força nos educadores brasileiros.

"Hoje eles [pessoas com algum tipo de deficiência] são vistos como pessoas que podem estar no convívio comum da sociedade, sem serem mais caracterizados de 'excepcionais', como eram chamados alguns anos atrás".

Ela reconhece que ainda há segregação e preconceito quando o assunto é educação inclusiva. "Ainda existe separação de crianças em perfeita saúde e as que portam alguma necessidade espacial, mas não com a mesma conotação com que era feito na década passada", afirmou. "Hoje elas ainda existem, até porque, a gente reconhece que algumas crianças têm prejuízos muito severos e que o sistema educacional brasileiro precisa estar melhor organizado para atender, ao mesmo tempo, todos os alunos, indiscriminadamente, na sala do ensino comum.

Silva ressaltou que o "atendimento segregativo" não é mais o foco do sistema educacional. "Nosso foco realmente é a educação inclusiva. A gente está tendendo incluir qualquer aluno, com qualquer deficiência. Estamos discutindo com a educaçao regular e estamos caminhando para um atendimento mais inclusivo que segregado".

Ela é coordenadora da 3ª Semana Nacional de Pessoas com Necessidades Especiais, que ocorre esta semana no estado do Amazonas. O evento terá palestras, seminários, atividades recreativas e culturais voltadas para alunos e professores.


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo