Educação é o tema principal da Semana Nacional de Trânsito

No Brasil, estima-se que mais de 50 mil pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito. Mas o que fazer para que o número de acidentes desse tipo tenha uma redução significativa?

Pensando neste problema, que o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN-BA), sensível à preservação da vida, se dedicará exclusivamente, entre os dias 18 e 25 de setembro, à Semana Nacional de Trânsito.

Neste ano, o tema central será “Educação no Trânsito”, cuja prioridade será a efetivação do processo educativo dos alunos da rede pública e privada de ensino e a conscientização de pedestres e motoristas. Segundo o diretor geral do órgão, Adriano Romariz o maior intuito desta campanha é a preservação da vida. “Todos os órgãos executivos de trânsito do País vão se reunir por um único objetivo: a garantia da vida. A Semana Nacional só é mais uma importante ferramenta de fortalecimento desse ideal”, afirma.

A abertura oficial do evento acontecerá no dia 18 de setembro, às 8h30, na sede do órgão localizada na Avenida ACM, oportunidade em que será feita a entrega de 125 etilômetros, os quais serão distribuídos às Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRAN´S) e à Polícia Militar (PM). Haverá ainda a apresentação do novo slogan da Escola de Trânsito (EPTran) “Habilite-se para a Vida” e do mascote do órgão o “Detranzinho”, que surgiu para aproximar as crianças dos temas relacionadas ao trânsito.

O DETRAN-BA também vai lançar o CD “Cantando a Vida”, com apresentação dos cantores Margareth Menezes e Edu Casanova. O projeto conta com a participação de vários artistas da música como Claudia Leite, Olodum, Saulo Fernandes, dentre outros e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito às leis de trânsito através das músicas que falam sobre a velocidade controlada, álcool e direção, imprudência, uso de capacete e Lei Seca.

O encontro, que está sendo promovido pela Escola Pública de Trânsito (EPTran) inclui oficinas pedagógicas, ações culturais com música e teatro, palestras, estande de reciclagem, comandos educativos, seminários, centro interativo para as crianças e a mini-pista. O DETRAN-BA também preparou um seminário destinado a profissionais da área de educação. Assim, foram convidados psicólogos e educadores do trânsito para proferir palestras que envolvem questões como o comportamento humano e emocional no trânsito.

Na segunda-feira (21/09), por exemplo, a psicóloga pela Universidade Federal do Paraná, Cláudia Aline Soares Monteiro ministra a palestra sobre o tema “Características disposicionais e situacionais do comportamento humano no Trânsito”. Na terça-feira (22/09) é a vez do educador e especialista em comportamento humano, Rodrigo Ramalho falar sobre o Programa de Educação Emocional no Trânsito (PET). Também foram convidadas a pedagoga, Karine Winter e a escritora Irene Rios, autora do livro “Trânsito com Segurança”.

É importante lembrar que durante as atividades no órgão, haverá distribuição de material educativo e adesivo nas sinaleiras do Shopping Iguatemi, Rótula do Abacaxi e Ferry-Boat.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do DETRAN-BA – Departamento Estadual de Trânsito da Bahia

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo