Docentes defendem envolvimento dos pais na educação sexual



Angopo
Adolescentes na consulta de pediatria
Adolescentes na consulta de pediatria
Os docentes de algumas escolas do primeiro e segundo ciclo do município da Ingombota defenderam hoje (sábado), em Luanda, um maior envolvimento dos pais e encarregados de educação na educação sexual dos seus educandos.
Em declarações à Angop, os responsáveis afirmaram que apesar dos programas adoptados pelo Ministério da Educação nas escolas, o processo de educação sexual deve partir de casa.
O director do PUNIV da Ingombota, António Silvestre, considerou que o conhecimento do corpo humano é importante para se alcançar êxito na prevenção de gravidez precoce.
"Se o indivíduo não conhece a si próprio, dificilmente pode se defender, evitar as doenças sexualmente transmissíveis ou a gravidez precoce”, sublinhou.
Acrescentou ser preciso dotar os adolescentes de capacidade de saber decidir por si mesmo sem correr riscos , como abster-se do sexo, usar o preservativo e isso só é possível quando a pessoa se conhece.
Para o professor Mário Morais, coordenador há dois anos do núcleo de luta contra Sida da escola do primeiro ciclo Nzinga Mbandi, o processo de educação sexual nas escolas é muito importante. As famílias angolanas, segundo ele, falam muito pouco de educação sexual e sobretudo das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
O docente referiu que na escola onde lecciona os alunos falam dos riscos de relações sexuais desprotegidas nos intervalos, quando há folga de horário escolar e, de vez em quando, criam pequenas sessões de debates na sala de aulas.
“Notamos que entre eles há maior comunicação e liberdade de expressão", disse.
O chefe de repartição de educação na Ingombota, Daniel Luquinda, afirmou que nas diversas escolas publicas e privadas do primeiro e segundo ciclo existem grupos de jovens responsáveis pelas actividades extra-escolares, que debatem temas relacionados com HIV/Sida nas instituições de ensino e nas comunidades onde habitam.
Este grupo organiza igualmente palestras e excursões onde discutem temas relacionados com problemas presenciados pelos próprios alunos nas zonas onde vivem, como gravidez precoce, violência sexual e sexo prematuro.




http://www.portalangop.co.ao


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo