Como se proteger do vírus HPV - ARMA 1: UM NOVO EXAME, MUITO MAIS PRECISO

Os médicos são unânimes ao garantir que fazer exames periódicos - papanicolau - é indispensável. Além de o vírus poder ficar quietinho por anos, quem contrai o HPV não fica imune ao contágio, que pode se repetir toda vez que houver contato sexual com um parceiro contaminado. E, como o câncer de colo de útero tem evolução lenta, quanto mais cedo for tratado, maiores as chances de recuperação.

A boa notícia é que, desde 2008, 65% das pacientes com lesões provocadas pelo HPV na região cervical não precisam mais enfrentar tratamentos agressivos para prevenção contra o câncer de colo de útero. Já existe um jeito de identificar os tipos específicos causadores da doença. Entre agosto de 2008 e abril de 2009, o dr. Cotrim Guerreiro coordenou o estudo com um grupo de 340 mulheres em idade reprodutiva utilizando um novo exame de biologia molecular, o teste de E6/E7, designação das duas proteínas produzidas pelo vírus que podem alterar as estruturas das células do colo do útero. "Detectando a presença dessas proteínas, é possível conhecer o grau de agressividade do HPV e verificar com precisão o tratamento mais adequado", diz o professor. De acordo com ele, a nova técnica, disponível aqui desde o ano passado, é utilizada há pelo menos quatro anos em vários países europeus. Na Noruega, já se discute a possibilidade de adotar o teste como rastreador do câncer de colo de útero em substituição ao exame de papanicolau. "Os levantamentos indicaram que muitas mulheres não precisam mais se submeter a cauterizações químicas, térmicas e a laser, nem a tratamentos cirúrgicos, para extrair a área afetada. São terapias agressivas que por vezes levam a graves sequelas e desconforto sexual", fala o professor. Entre as consequências extremas desses tratamentos, o dr. Ismael Cotrim Guerreiro destaca a fibrose, a impossibilidade de engravidar e por vezes da manutenção da gestação por quem teve grande parte do colo do útero afetada ou removida.


http://nova.abril.com.br/

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo