Cobertura de assuntos da criança: Notícias e domingo os mais destacados

Apresentando o seu relatório anual, a Rede de Comunicadores Amigos da Criança indica que o Notícias destacou-se com cerca de 64 por cento do total das notícias publicadas no país sobre a criança em 2008, tendo o Diário de Moçambique, com 31 por cento, ocupado a segunda posição e O PAÍS, com cinco por cento, em terceiro, depois de mudar de semanário a diário.

No que respeita aos semanários e fazendo alusão ao mesmo período, o domingo apresentou 25 por cento do total das notícias publicadas sobre a criança, seguido do Savana e do Zambeze, com 23 e 21 por cento, respectivamente. Nas posições seguintes figuram o Magazine Independente, com 20 por cento, e com 11 O PAÍS, na condição de semanário.

A presente análise identificou 1747 artigos relacionados com a criança, tanto de forma directa como indirecta. Estes trabalhos dividem-se em áreas como Educação (699 artigos), Protecção (549), Saúde e Nutrição (267), participação (219), e muito mais. No entanto, esta priorização dos temas pelos media não corresponde, necessariamente, às privações mais enfrentadas pelas crianças, porquanto, segundo o relatório das Nações Unidas, a pobreza na infância em Moçambique, o acesso a água potável e o saneamento adequado é a maior privação enfrentada pelas crianças, seguido de educação e nutrição.

Ainda de acordo com o relatório da Rede de Comunicadores Amigos da Criança, a fotografia não é um factor predominante nas notícias sobre a criança. Prova disso é que das 1747 notícias publicadas, entre Janeiro e Novembro de 2008, somente 42,7 por cento dos artigos estavam ilustrados, retratando a maior parte delas as fontes citadas, na sua maioria oficiais e não propriamente as crianças. Das fotografias que mostravam crianças, uma parte considerável aparece repetida em várias edições, algumas das quais em contextos diferentes.

Grande parte dos artigos analisados para a elaboração deste relatório foi produzida com base em fontes oficiais (Estado e Governo), mesmo com o fortalecimento das Organizações da Sociedade Covil e dos representantes. Tal se verifica pelo facto desses artigos divulgarem na sua maioria eventos realizados pelo Governo e não resultarem da própria iniciativa, o que remete para uma ausência de iniciativa para a investigação.

Das fontes citadas, que perfazem 48 por cento, 75 por cento são fontes oficiais, 14 por cento de representantes da Sociedade Civil, sete por cento são crianças e quatro parentes.

Em 31 por cento dos artigos faz-se referência a Cidade de Maputo, seguido de Sofala (22), estando as províncias de Niassa e Cabo Delgado, com dois por cento cada em último lugar.


http://www.guiademidia.com.br



Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo