Calor intenso em Teresina compromete o aprendizado

O aumento da temperatura neste período do ano compromete o aprendizado nas escolas, principalmente naquelas da rede pública, onde só há ventiladores. Isso porque os alunos ficam mais dispersos e inquietos por conta do calor e os prejuízos são percebidos pelos professores. "Os alunos já começam a reclamar na entrada da escola. Em sala, eles ficam mais agitados e é preciso que os professores trabalhem em dinâmicas para que eles não fiquem tanto tempo parados", destacou a diretora adjunta do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valquíria Ferraz, Daiana Rezende.

Ela diz que cada sala possui quatro ventiladores, que não são suficientes para contornarem o calor. Na escola, há 62 crianças, de zero a cinco anos de idade. As aulas só acontecem no período da manhã, logo, os alunos não passam o período mais quente do dia na sala de aula. "Por sorte as salas são bem ventiladas, as janelas são grandes e o vento dá para amenizar um pouco o calor", disse.

A farda também acaba sendo uma aliada no combate ao calor, já que é feita de um tecido mais leve. "As blusas não têm mangas e eles usam shorts, que é mais confortável e menos quente", completou Daiana. Ela diz que os alunos costumam gastar muita energia durante o recreio e ao retornarem para sala os professores precisam encontrar novas alternativas para acalmar os ânimos da criançada. "Eles gostam muito de correr, de jogar bola durante o recreio e voltam suados para a sala. Nesse momento, o professor costuma realizar atividades mais calmas", diz.

Algumas vezes o calor costuma ser usado como desculpa para se ausentar com freqüência da sala de aula. "A todo o momento os alunos querem sair da sala para beber água, o que acaba atrapalhando bastante a aula", conta a professora de ensino religioso Lourdes Alves, que dá aula durante à tarde, na Unidade Escolar Camilo Filho. Ela diz que além dos alunos ficarem dispersos, ainda há uma disputa para ver quem consegue os melhores lugares da sala: embaixo dos ventiladores. "Em uma das salas há um ventilador para 30 alunos. Fica muito abafado durante à tarde e o professor também acaba sendo penalizado", disse.

No que depender das previsões meteorológicas, o calor deve ser ainda maior nos próximos meses. Aliado a isso, tem a queda na umidade relativa do ar, que ontem à tarde, ficou em torno de 37%, já considerado um índice preocupante. As temperaturas estão variando dos 28ºC a 35,5 ºC.

PRÊMIO

Os estudantes Rômulo de Sousa e Leonilson Vieira, da Escola Municipal Antônio Gayoso, venceram duas etapas do Circuito Caixa de Maratoninha. Com isso, eles honraram a fama que a escola tem de sempre se destacar na provas de atletismo que participa.

A Maratoninha é um dos maiores eventos esportivos infantil do país e tem por objetivos promover a inclusão social pelo esporte, incentivar a prática contínua do esporte entre crianças, bem como promover a evolução nas relações entre pais e filhos.

Diario do Povo/PI

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo