Balsemão defende educação e investigação na escola e na empresa


Francisco Balsemão considera que não é altura para optimismos excessivos

Decorre hoje a "Conferência Portugal em Exame 2009 - reflexões sobre o futuro de Portugal", promovida pela revista Exame, e que se realiza no Museu do Oriente.

No discurso de boas-vindas, Francisco Pinto Balsemão realçou a importância da análise realizada no âmbito da conferência se realizar numa altura em que o país "aguarda com expectativa os resultados das eleições do próximo domingo". "Portugal encontra-se mais uma vez parado e adiado numa encruzilhada e tem de escolher o rumo a seguir, num contexto económico que começa a dar os seus primeiros sinais positivos, mas que não deve ser motivo para demasiados optimismos, pois, senhores empresários e gestores, estamos conscientes dos desafios que temos pela frente, em todos os sectores de actividade, sem excepção", afirmou o presidente do grupo Impresa Publishing.

De acordo com Pinto Balsemão, nos dias de hoje não nos devemos basear apenas na medida do valor de mercado dos bens e serviços produzidos numa economia. Isto porque existem casos em que "o PIB cresce num país e o rendimento individual médio cai". "E porquê? Porque uma parte considerável do crescimento económico acaba nas mãos de uma minoria de gente rica, à custa, portanto, de todos os outros. A asfixia democrática significa que os mais poderosos e os mais ricos, numa singular e promíscua aliança entre poder político e poder económico, tudo fazem para que esta iniquidade não seja denunciada, abafando, se necessário, a liberdade de expressão", considerou.

Por isso, continua, a "educação, na escola e na empresa, e com o seu prolongamento natural na investigação, é indispensável ponto de partida e de chegada". "Acreditamos que a democracia praticada, participada, constitui a melhor garantia do exercício quotidiano da liberdade a que todo o ser humano aspira. Acreditamos que a coesão social é o conceito onde devem assentar as obrigações e movimentações das pessoas, da sociedade civil, incluindo nesta as empresas, e do Estado em busca das condições mínimas de igualdade", concluiu o patrão da Impresa.



aeiou.expresso.pt

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo