4300 sem portáteis Magalhães

A ministra da Educação esclareceu ontem que o programa Magalhães não está suspenso nem atrasado e que “tem todas as condições para continuar”, independentemente do resultado das eleições de domingo.

“Nas escolas há já muitos computadores e quadros tecnológicos. Não podemos dizer que está parado no tempo porque está em curso nas escolas”, garantiu Maria de Lurdes Rodrigues. “O que se passa é em relação às crianças que entraram este ano na escola e ainda não puderam beneficiar do programa”, disse.

Segundo o Governo, o Magalhães foi entregue a 99 % dos mais de 400 mil alunos do Ensino Básico, faltando disponibilizar o portátil a cerca de 4300 estudantes.

A JP Sá Couto, empresa responsável pelo fabrico do portátil, informou que a produção do Magalhães decorre com “normalidade” e que, em caso de encomendas, “o stock permitirá dar resposta imediata”.

DISCURSO DIRECTO

"MAGALHÃES É ÚTIL MAS TEM POUCO PROGRAMAS", Maria José Viseu presidente da Conf. Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação sobre o ‘Magalhães’

Correio da Manhã – Como encara o facto da continuação do programa ‘Magalhães’ depender do próximo governo?

Maria José Viseu – Penso que o governo terá de assegurar políticas e rever iniciativas. O programa ‘Magalhães’ terá a ver com acordos que se fizeram, com assuntos comunitários, daí depender do próximo governo.

– Que iniciativas deveriam ser revistas?

– Algumas iniciativas e políticas que se fizeram, sendo importantes, terão que se basear num pacto com a educação. Depende do governo que as políticas se mantenham, sobretudo com a formação dos alunos. O programa terá de ser reformulado. Foi uma medida muito bem vista pelos alunos e pelas escolas mas terá de ser complementada com outras medidas. Uma das coisas que nos foi muito apontada tem a ver com o facto de com o ‘Magalhães’ os alunos desaprendem a escrita, não desenvolvem a motricidade. É necessário investir em áreas que ficaram um pouco descuradas.

– Este programa teve algumas lacunas?

– Sim, teve algumas lacunas que devem ser corrigidas. Algumas das crianças só receberam o ‘Magalhães’ no final do ano lectivo. A própria filosofia do computador ‘Magalhães’... Ele pode ser útil mas tem poucos programas, explora pouco as potencialidades dos alunos do 4.º ano. Como tal, devia ser reformulado, os programas deviam ser diferentes, de acordo com a idade e o grau de exigência. O computador devia potenciar as capacidades dos alunos e não se limitasse à realização de jogos.

– Que benefícios trouxe o computador ‘Magalhães’?

– O grande benefício foi ser mais uma ferramenta ao dispor do professor e dos alunos, mas não é a única. Para além disso, possibilitou o acesso ao mundo com um clique. Deu a todos o acesso a instrumentos de trabalho.



http://www.correiomanha.pt

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo