Programa Escola Aberta reduz evasão escolar

Agência Alagoas

Customização de roupas, dança, judô, banda fanfarra, corte e costura, salão de beleza, filé, pastoril e coral. Estes são alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes nas oficinas do Programa Escola Aberta. O programa foi criado a partir de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação (MEC) e a Unesco para melhorar a qualidade da educação no Estado, e permitir uma maior inclusão social.

A coordenadora e interlocutora do programa, Graça Souto Souza, explicou que o programa é o elo que faltava para trazer a comunidade ao seio da escola. “Tenho certeza que esta ação eleva a autoestima da comunidade do entorno escolar. Os frutos já estão sendo colhidos”, destacou.

Segundo dados do Programa Escola Aberta, atualmente, são dez escolas participantes onde as atividades estão sendo aplicadas. As escolas estaduais Ovídio Edgar, Romeu de Avelar, Benedita de Castro, Onélia Campelo, Geraldo Melo, Josefa da Conceição, Freitas Neto, José Maria de Melo, Miram Marroquim e Aurelina Palmeira de Melo. Cinco destas escolas estão encerrando suas atividades neste programa depois de dois anos.

A segunda fase do programa será iniciada dentro de 15 dias com as escolas Ovídio Edgar, Benedita de Castro, Josefa da Conceição, Freitas Neto, Miram Marroquim, Alfredo Gaspar, Eduardo da Mota Trigueiros, Anaías de Lima, João Paulo II, Fernandes Lima e Pastor José Tavares.

Graça Souza acrescenta que todas as oficinas são ministradas por oficineiros das próprias comunidades. De acordo com a coordenadora, os oficineiros recebem um ressarcimento de R$ 5,00 hora/aula. “Há escolas que realizam as atividades durante todo o sábado e no domingo pela manhã. Em média, são 12h de atividades durante o fim de semana”, lembrou.

Ela ressaltou que o fato destas escolas estarem abertas à comunidade no fim de semana tem diminuído o índice de violência no entorno destas unidades e, também, a evasão escolar. “Existe uma grande mobilização de todos os envolvidos. Não dá para precisar o número de pessoas que já foram beneficiadas com as oficinas do Programa Escola Aberta”, destacou Graça Souza.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo