Prazo para propostas do Observatório da Educação Indígena é prorrogado

Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes
Sexta, 28 de Agosto de 2009 11:44

O Observatório da Educação Escolar Indígena, novo programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) voltado à educação básica, teve as inscrições prorrogadas até o dia 18 de setembro. Assim, as novas datas para divulgação dos resultados preliminares, prazo para apresentação de recurso e divulgação do resultado final passam a ser 2, 9 e 19 de outubro, respectivamente. O início da vigência será no dia 3 de novembro.

O programa tem por objetivo a seleção pública de projetos para o desenvolvimento de estudos e pesquisas em educação que priorizem a formação de professores e gestores educacionais para os Territórios Etnoeducacionais. Esses territórios são entendidos como espaços, mesmo que descontínuos, ocupados por povos indígenas que mantenham relações caracterizadas por raízes sociais históricas, relações políticas e econômicas, filiações lingüísticas, valores e práticas culturais compartilhados.

O Observatório da Educação Escolar Indígena pretende promover e implementar a formação inicial e continuada de professores, preferencialmente indígenas, a inserção e a contribuição destes profissionais nos projetos de pesquisa em educação e a produção e a disseminação de conhecimentos que priorizem atividades centradas como: cursos, oficinas, produção conjunta de material didático, para-didático e objetos de aprendizagem nos formatos impresso e digital.

Poderão apresentar projetos de estudos e pesquisas em educação escolar indígena instituições de ensino superior que tenham cursos e programas de graduação e pós-graduação stricto sensu reconhecidos pela Capes. Deve ser utilizada a infraestrutura disponível das instituições de educação superior e das bases de dados do Inep, como o Censo da Educação Superior ou o Cadastro Nacional de Docentes.

O edital dispõe de uma série de itens financiáveis, como passagens aéreas, terrestres, fluviais e bolsas de mestrado, de doutorado, de graduação e de docência. O valor do financiamento pode chegar até R$ 580 mil por projeto recomendado.

Esclarecimentos e informações adicionais acerca do Observatório podem ser solicitados pelo e-mail observatorio@capes.gov.br , ou pelo telefone (61) 2022-6564.

Desenvolvido nos moldes do Observatório da Educação, a iniciativa é uma parceria da Capes com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) e com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC).

Veja a portaria que dispõe sobre o Observatório da Educação Escolar Indígena e o edital do programa.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo