Pais e professores dizem que não basta mais Net e PC


Pais e professores dizem que não basta mais Net e PC

Confap elogia reforço dos meios, mas defende conteúdos certificados para o portal das escolas. FNE pede mais formação

Representantes de pais e professores classificaram de "positivos" os resultados alcançados pelo Plano Tecnológico da Educação (PTE) ao nível do número de computadores, qualidade das ligações à Net e outras novas tecnologias nas escolas. Porém, avisaram que falta reforçar políticas que permitam tirar partido destes meios.

Em declarações ao DN, Albino Almeida, da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), defendeu que a grande prioridade do momento deveria ser garantir a qualidade dos conteúdos do novo Portal das Escolas (www.portaldasescolas.pt), concebido para ser uma plataforma de acesso e partilha de recursos da comunidade educativa.

"Pelo que disse a senhora ministra, o portal será 'alimentado' pelos conteúdos que diferentes autores forem produzindo e colocando online", lembrou. "Defendemos uma solução diferente, com a certificação prévia da qualidade dos conteúdos e a sua disponibilização a professores e alunos através dos chamados e-credits.

Albino Almeida lembrou que este método - "que permite também envolver, por exemplo, os editores de manuais no processo" - foi aplicado "com grande sucesso no Reino Unido", oferecendo "melhores garantias de qualidade do que um sistema aberto, em que podemos sempre ter gato por lebre".

Já para Lucinda Manuela, da Federação Nacional da Educação (FNE), a principal barreira à plena utilização dos meios passa pela preparação das pessoas.

Ao nível dos professores, mesmo estando aprovado um sistema de certificação de competências ao nível das tecnologias de comunicação (TIC), a sindicalista considerou "não ter existido um plano de formação global, pensado à partida deste projecto".

Quanto aos alunos e famílias, defendeu ser ainda "necessária a aposta em projectos que permitam esclarecer muitos pais sobre os benefícios das novas tecnologias para a aprendizagem".

De acordo com o balanço do PTE, divulgado ontem pelo DN, actualmente há um computador com ligação à Net por cada 5,6 alunos quando, em 2005, o rácio era de um por 18,2 estudantes. As velocidades da Net dispararam para 64 megabites por segundo e foram adquiridos 7613 quadros interactivos e 28 697 videoprojectores.

A estes números juntaram-se vários programas de incentivo à aquisição de portáteis (de que é exemplo o "Magalhães"), que elevaram para mais de 783 mil os alunos e 83 mil os professores com computadores pessoais.


dn.sapo.pt

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo