Mobilização Social pela Educação

A 1ª Conferência Nacional de Educação - CONAE, que se realizará em abril de 2010, é um convite à mobilização social em defesa da educação brasileira.

A Conferência não pode se reduzir aos dias de realização das plenárias de discussões, mesmo que aconteçam centenas delas por todo o Brasil. Aqui mesmo no RN teremos 18 plenárias intermunicipais, cobrindo todo o território potiguar, mais a Plenária Estadual e as inúmeras municipais.

Mesmo que todo esse processo envolva a participação de milhares de pessoas, ele não pode se reduzir aos dias dos eventos, repito.

É preciso olhar tais conferências como um processo contínuo, oportunidade de provocar debates e reflexões sobre o sistema educacional brasileiro.

Aliás, o mote da CONAE é: Construindo o Sistena Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação.

Teremos capacidade de sensibilizar setores da sociedade para esta reflexão, envolvendo os que não estão diretamente ligados ao tema? Esse é o desafio.

A CONAE tem como pauta assuntos que se relacionam entre si, definidos nos seguintes eixos:

Eixo I – Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional;

Eixo II – Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação;

Eixo III – Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar;

Eixo IV – Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação;

Eixo V – Financiamento da Educação e Controle Social;

Eixo VI - Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade;

Como se vê, temas por demais desafiadores.

Se é certo que podemos comemorar avanços na educação brasileira nos últimos anos, mais certeza devemos ter do quanto precisamos andar, pela distância que estamos dos mínimos padrões necessários a um processo de desenvolvimento nacional, inclusivo, democrático, sustentável e justo.

E, todos sabemos, se esse é o país que temos, é porque temos a educação que temos. E vice-versa.

Sempre vejo mobilizações, e mesmo justas revoltas e indignações, diante das precariedades de várias áreas sociais, como segurança e saúde, quando o assunto é a criminosa situação dos índices educacionais, pouco tem se mobilizado a sociedade.

Não está mais do que na hora de se mobilizar em torno deste tema?

Taí a CONAE. Engaje-se.


Fonte:www.mineiropt.com.br

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo