Mano Menezes diz que estudou tanto na faculdade que sua mulher o chamava de 'nerd'

Mano Menezes abriu nesta sexta-feira, 21, o ciclo de palestras que acontecem na arena da IV Feira do Guia do Estudante. Ao som da música "Uma partida de futebol", do Skank, o treinador foi recebido pelos aplausos de estudantes de diversas escolas de São Paulo, Deixando de lado questões do time que dirige atualmente, o Corinthians, Mano, que poucos conhecem como Luis Antônio Venker Menezes, conversou com os estudantes presentes na feira sobre sua trajetória na Educação Física.

Dedicação foi a palavra usada pelo técnico de futebol para descrever a sua vida profissional. Segundo o gaúcho Mano Menezes, não importa se uma pessoa vem de uma cidade grande ou pequena, "o talento está presente em todas as pessoas e cresce conforme a nossa dedicação". Mas se engana aquele que acha que o futebol sempre foi prioridade na vida de Mano Menezes. Aos 18 anos, antes de jogar profissionalmente, ele começou a cursar uma faculdade de administração de empresas. Na época, Mano seguiu o que considerava o melhor para seu futuro, já que administração era uma profissão que poderia oferecer uma vida mais estável financeiramente. Além disso, ele faria a vontade de sua mãe, que achava que Mano "ficava muito bem de terno e gravata", brinca o técnico.

"Optei em fazer a faculdade de administração pelas facilidades que ela me trazia, mas não era uma decisão totalmente certa. O que acho importante é não ficar parado. Nesse momento de dúvida do estudante, o melhor é sempre buscar cursos e pensar que tudo pode acrescentar para você no futuro, como eu fiz. Hoje, percebo que a administração ajuda na minha carreira como técnico", diz Mano.

Após seis semestres no curso de administração, Mano largou a faculdade. Nessa época, passou a trabalhar no Sesi, no departamento de recreação, e começou a treinar um clube pequeno. Até que chegou o momento em que teve que decidir entre ser técnico ou continuar no trabalho que lhe trazia segurança e garantia de salário no fim do mês. O futebol falou mais alto.

"Quando decidi pelo futebol, achei que devia ter o máximo de conhecimento possível e fui fazer uma graduação de Educação Física. Para ser técnico não precisa de uma faculdade, mas sempre acreditei que é muito importante estar bem preparado para tudo. Oportunidades qualquer um pode ter, mas se sobressai aquele que tem capacidade de aproveitá-las, quem tem mais informação", diz na palestra. Durante a graduação de Educação Física, Mano diz ter aproveitado todos os minutos, o que fez a diferença na hora em que conquistou o diploma. "É importante não confundir formação profissional com formatura. Um diploma qualquer um pode ter, mas uma boa formação só se consegue através de muita dedicação. Minha esposa até dizia que eu era ‘nerd’, porque ficava até acabar a aula, nunca faltava. Mas isso foi o diferencial, aprendi muita coisa", ressalta. A dica final que Mano Menezes deu para os estudantes que estavam assistindo a sua palestra na arena foi da importância em manter a calma nesse momento difícil de decisão, da escolha do seu futuro profissional. “Não é preciso ter tanta ansiedade. É bom aproveitar cada oportunidade para adquirir o conhecimento necessário e só assim conseguir tomar a melhor decisão. Vale a dica, também, de que nada é definitivo, sempre existe a possibilidade de mudar o rumo das nossas decisões”.

Nesta sexta, na IV Feira do Guia do Estudante, você vai poder conferir a palestra sobre Direito e trabalho do Ministério Público, com o advogado José Carlos Blat. E no sábado não perca a palestra do publicitário Nizan Guanaes e a mesa redonda com os blogueiros MariMoon, Tiago Dória, Manoel Lemos e Rodrigo Álvares.



guiadoestudante.abril.com.br

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo