Educação para a sustentabilidade

A motivação para este post foi o convite da Samantha Shiraishi, do blog A vida como ela quer, por conta de uma ação do Santander em mídias sociais para divulgar a educação para a sustentabilidade. Disso surgiu uma promoção para blogueiros que discutem o tema.

1. Se você tem um blog, escreva um texto sobre educação para sustentabilidade

2. Para que o texto faça parte da ação, coloque final do mesmo a seguinte frase com os links nas palavras em negrito: esse texto é parte da ação sobre Educação para Sustentabilidade (link: http://charlesnisz.wordpress.com/2009/08/29/educacao-para-a-sustentabilidade/), promovida pelo Grupo Santander Brasil (link: http://www.bancoreal.com.br/sustentabilidade).

3. Divulgue seu texto no Twitter minimizando a URL do mesmo nomigre.me.

4. Após publicar seu texto e divulgá-lo no Twitter usando o migre.me, volte a este post e deixe aqui no campo de comentários o seguinte:

  • Texto: (link do texto)
  • Twitter: (mensagem no Twitter com o link do migre.me)

O conceito é cada vez mais usado, mas nem todo mundo sabe o seu significado ou pratica atitudes sustentáveis. Em linhas gerais, ser sustentável é usar os recursos naturais e econômicos de forma a garantir a existência das gerações atuais sem comprometer a sobrevivência das gerações futuras.

Não é simples mudar comportamentos, padrões de consumo, o modo de extração, produção e distribuição de todos os bens necessários à nossa subsistência. A única saída é a educação. Só ela pode ensinar como utilizar de modo eficiente os recursos disponíveis no planeta.

Durante o Sustentável 2009 – congresso sobre sustentabilidade acontecido de 4 a 6 de agosto, aqui em São Paulo – um dos eixos temáticos versava exatamente sobre educação.

Um consenso entre os debatedores é a necessidade de adequar os conteúdos escolares à essa temática. As mudanças previstas envolvem a gestão escolar, eficiência energética, gestão dos recursos, da água, dos resíduos sólidos. Também passa pela necessidade das escolas se tornarem espaço onde as crianças possam vivenciar esse conceito na prática.

Muitas vezes, achamos que a sustentabilidade e as ações para usar os recursos naturais de forma eficiente dependem de grandes mudanças. Seguem algumas dicas aplicáveis no dia-a-dia. Pequenas atitudes, causadoras de grandes impactos positivos.

Por fim, deixo dois links: o primeiro tem aulas sobre sustentabilidadeelaboradas pela Revista Nova Escola em parceiria com o site Planeta Sustentável. O segundo é um teste para saber se seus hábitos são antenados com a natureza e a melhor maneira de usar os recursos.



charlesnisz.wordpress.com

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo