Professores apontam problemas em cinco questões da Unesp; acompanhe correção


A prova de conhecimentos gerais do primeiro dia do vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista), com 84 questões de sete disciplinas, teve ao menos cinco perguntas como problemas, na avaliação de professores do cursinho e colégio Objetivo. Acompanhe a correção comentada das questões aqui.
Veja aqui a prova
Veja aqui o gabarito
A coordenadora do colégio e professora de geografia Vera Lúcia da Costa Antunes, a prova como um todo foi bem elaborada, com gráficos, mapas e charges de qualidade, apesar das falhas. Segundo a professora, as provas elaboradas pela Vunesp são consideradas referência em qualidade de vestibular. "Mas às vezes acaba acontecendo alguns deslizes."
Segundo a professora, a prova aplicada hoje exigiu conhecimento do candidato de todo o programa do ensino médio. "Essa prova exige conteúdo mesmo, para avaliar se o aluno está bem preparado. Não é só "decoreba'", afirmou a coordenadora.
Na avaliação da coordenadora do cursinho, a prova de geografia teve um problema na questão 29. De acordo com a professora, a resposta da pergunta, que trata da era Vargas, apresentada no gabarito como correta --alternativa A. "A alternativa generalizou demais [a era Vargas]. Deveria ser mais específica, dizendo em que ano, qual momento. Os historiadores também não aceitaram a resposta", disse Vera Lúcia.
Matemática e física
Na avaliação do professor de matemática do colégio Giuseppe Nobilioni, as questões 2, 5 e 10 apresentaram problema.
Segundo ele, as informações fornecidas no enunciado da questão 2 permitem dois resultados --das alternativas B e C. "A questão fala da gasolina "batizada', sobre o reajuste que o dono do posto coloca sobre a gasolina, mas não diz se é sobre a gasolina que vem da Petrobras ou sobre a batizada. O aluno pode ficar em dúvida, se atrapalhar", afirmou o professor.
Na questão 5, segundo Nobilini, o candidato tem de informar qual o raio de moeda jogada sobre um chão de ladrilhos de determinado tamanho. "A questão pergunta qual o diâmetro da moeda que daria 60% de chances de vitória ao jogador, mas não diz qual é a vitória. O aluno vai ter dúvida, faltou caracterizar o que significava o jogador ter a vitória", disse.
O professor de matemática também achou a questão 10 problemática, com dados incorretos sobre o raio da Terra.
Já em física, o professor Eduardo Figueiredo apontou problema na questão de número 47, onde o enunciado fala de um oftalmologista que receita um óculos para um paciente. Na avaliação do professor, para o problema apresentado pelo paciente, a receita e a explicação dela estão erradas.
"A receita está errada e o esquema para explicá-la também. O paciente diz que não enxerga de longe e ele receita uma lente convergente, quando deveria ser bifocal", disse o professor.
A divulgação da lista de aprovados está prevista para o dia 22 deste mês, e a matrícula deve ocorrer no dia 27.

Fonte: Folha Online

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo