"Nossa Língua Curiosa" oferece dose diária de língua portuguesa


Imagine aprender um pouco de língua portuguesa por dia seguindo o ritmo do calendário? É exatamente o que oferece o livro "Nossa Língua Curiosa", da Publifolha, escrito por Pasquale Cipro Neto.

Reprodução
"Nossa Língua Curiosa" apresenta informações sobre o português
"Nossa Língua Curiosa" apresenta informações sobre o português
O volume utiliza os dias do ano como ponto de partida para apresentar informações sobre o idioma, que são organizadas de acordo com as datas comemorativas diárias. Leia um trecho do livro
Com um vocabulário simples e explicativo, o professor dá lições de forma bem-humorada para quem deseja melhorar o conhecimento do português ou tem curiosidade sobre a origem de algumas palavras.
O livro traz 365 esclarecimentos, um para cada dia do ano, sobre dúvidas gramaticais, grafia de palavras, curiosidades sobre a origem de expressões, entre outros dados.
Por exemplo, qual é a diferença entre "todo país" e "todo o país"? "Quando não é seguido de artigo, o pronome 'todo' equivale a 'qualquer'. Se o que se quer dizer é em todos os cantos do país, no país inteiro, deve-se dizer em todo o país", explica o livro.
De onde vem a palavra "vestibular"? "Vestibular vem de 'vestíbulo', termo típico da linguagem dos arquitetos. E que significa 'vestíbulo'? Nada mais é do que 'pátio ou pórtico exterior, de acesso à entrada principal de uma construção'. Metaforicamente, o termo é usado para designar 'aquilo que inevitavelmente antecede ou forçosamente leva a algo'. Bem, como se vê, o vestibular é a passagem obrigatória de quem quer chegar à porta principal".
O Correto é "namorar alguém" ou "namorar com alguém"? "O verbo 'namorar' resulta da redução de 'enamorar'. Originalmente, esse verbo é usado como transitivo direto, isto é, sem preposição ('namorar alguém' ou 'namorar alguma coisa'). No entanto, no uso comum e mesmo no literário, já é fato consumado o uso de 'namorar' com a preposição 'com'. Quem prefere a sintaxe originária, recomendável no padrão escrito formal culto, deve preferir a construção 'namorar alguém'", esclarece o professor.
Outras explicações sobre diversos termos e expressões podem ser encontradas no livro.

Fonte:www1.folha.uol.com.br

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo