Escola incentiva leitura

Caxias do Sul – O sinal toca às 14h30min, mas não é troca de período. Como por mágica, os corredores ficam vazios e a escola silencia. As portas entreabertas das salas revelam que todos os alunos e professores estão lendo. Uma vez por semana, a maior escola pública de Caxias, o Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, suspende todas as atividades por 20 minutos, nos três turnos, para que estudantes e funcionários se dediquem ao prazer dos livros. Implantado em março deste ano, o projeto pretende estimular novos leitores contumazes.

Dez minutos após o início do segundo período na manhã, tarde e noite, um sinal sonoro é acionado avisando que é hora de ler, não importa se a aula é de matemática ou de educação física. Cada aluno deve trazer de casa sua própria leitura para incentivar que tenham por hábito comprar ou pegar obras emprestadas em bibliotecas. Pode ser livro, revista, jornal ou gibi. O que interessa é que todos leiam.

O colégio tem 2 mil alunos. É como se toda a população do município de Pinhal da Serra parasse uma vez por semana para ler. E não só os estudantes adquiriram o hábito. As secretárias, a monitora, a moça do xerox também param suas atividades ao toque do sinal. Até o sargento da reserva da Brigada Militar Pedro da Silva Lopes, que faz a segurança da escola, puxa um livreto religioso do bolso e lê ali mesmo, em pé na portaria.

Nas salas de aula, todos ficam com a cabeça enterrada no livro. Não se ouve um pio, coisa rara em escola. Letícia Delsoto Abreu, 11 anos, da 5ª série, devorava o best-seller Marley e Eu, que pediu para a mãe comprar. Na fila do lado, Maxsuel Soares Pac, 10, preferia o gibi da Turma da Mônica Jovem, retirado na biblioteca da escola.

– Eles se envolveram mesmo no projeto. No começo, traziam coisas mais finas. Agora, vários trazem livros grossos. Às vezes, o sinal toca no meio de uma explicação de aula, mas eles (os alunos) param e avisam que é hora de ler – conta a professora de Ciências Vera Giazzon.

A cada semana, o projeto acontece em um dia diferente para que não coincida sempre com a mesma matéria. No início de cada mês, os alunos recebem um cronograma para se programarem para trazer um livro na data do projeto. Os adolescentes do ensino médio também estão descobrindo o prazer de ler.

– Acho que eles (alunos) estão despertando para a leitura. Estão começando a ter esse hábito, estão retirando livros. Eu adoro ler. É algo para a vida – atesta a professora de física Sheila Santini, que lia um trecho de Perdas e Ganhos, de Lya Luft, quando a equipe do Pioneiro esteve na escola para fazer a reportagem.


Em Farroupilha
Em Farroupilha, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos promove o projeto Caminhos da Leitura. Uma das ações é a Magia da Leitura. Ela incentiva que a comunidade escolar pare de 10 a 15 minutos diários para ler jornais, livros, revistas e outras publicações.


Fonte:www.clicrbs.com.br

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo