Cinco questões da Unesp têm erros, dizem professores de cursinho

Os professores do Curso e Colégio Objetivo encontraram cinco questões com problemas na prova do vestibular de inverno 2009 da Unesp (Universidade Estadual Paulista), realizada neste domingo (5). De acordo com os especialistas, há erros em três testes de matemática, em um de física e em outro de geografia.



UOL Vestibular contatou a Vunesp, fundação que realiza a prova e, segundo os organizadores, a banca se pronunciará após análise dos testes.

Em matemática, as perguntas com problemas foram as de número 2, 5 e 10. No segundo teste, segundo o coordenador de matemática do cursinho, Giuseppe Nobilioni, a resposta que consta no gabarito não procede.

"Deram como resposta R$ 2,51. Para isso, consideraram que o preço do solvente também aumentou. Mas o que aumentou, no enunciado, foi só a gasolina. Então, o correto devia ser R$ 2,49. Mesmo assim, as alternativas contêm valores muito próximos. Isso não é bom", argumenta.

Já na pergunta 5, o problema é falta de clareza do enunciado. "O texto não faz a pergunta. Ele diz que o lançador teria 60% de chances de vitória. Mas não diz qual seria a vitória. Não dá para o estudante supor", afirma.

O terceiro problema foi no décimo teste. "Fizeram uma questão contextualizada, com valores da cabeça do examinador, sem relação com a realidade. A resposta é correta, mas é um absurdo, pois afirma que o raio da Terra mede 6,2 km."

Física e geografia

Em física, segundo o coordenador da disciplina, Eduardo Figueiredo, o problema ocorreu na questão 47. "O médico do enunciado dá uma receita errada, pois o paciente tem dois problemas de visão e não poderia corrigir com uma lente convergente. Precisaria de uma bifocal. De acordo com o texto, o médico tenta explicar o problema da miopia ao paciente, o que faria com que a resposta fosse "B", e não "C", como no gabarito", explica.

Para o professor, só é possível aceitar a resposta "C", se entendermos que o médico forneceu uma receita equivocada.

Em geografia, a coordenadora do Objetivo Vera Lúcia da Costa Antunes, pediu à banca a anulação do teste 29, que abordava a Era Vargas. De acordo com a resposta sugerida, neste período histórico teria havido um "desmonte da estrutura estatal em benefício do capital estrangeiro".

"Não é possível dizer isso. Foi na Era Vargas que foi criada a Petrobras e a Companhia Vale do Rio Doce, por exemplo. Isso não é desmonte do Estado", avalia Vera. "O examinador foi muito genérico. O estudante fica sem alternativa."

O vestibular

Os exames são aplicados sempre das 14h às 18h. Os candidatos deverão ser apresentar com uma hora de antecedência, munidos de cédula de identidade original - sem o documento, não será possível fazer a avaliação.


Os inscritos também não deverão se esquecer de levar uma foto 3x4, recente, lápis preto número 2, apontador, borracha e caneta esferográfica com tinta azul ou preta.

Neste domingo, os candidatos fizeram os exames de conhecimentos gerais, com 84 questões - 12 de cada disciplina: matemática, biologia, geografia, física, história, química e língua estrangeira (inglês ou francês, conforme a opção).

A prova de conhecimentos específicos será aplicada na segunda-feira (6), com 25 questões, sob a forma discursiva. As disciplinas que compõem esta prova variam conforme a área de opção.

Para a área de biológicas serão dez questões de biologia; seis de química, cinco de física e quatro de matemática. Nas exatas, serão dez de matemática, nove de física e seis de química. As humanidades terão dez questões de história, nove de geografia e seis de portugês.

Na terça-feira (7), é a vez dos exames de língua portuguesa, com dez quetões discursivas e uma redação dissertativa. A prova será igual para todos os vestibulandos.

Concorrência

Os cursos mais concorridos por área são agronomia, em Ilha Solteira, na área de biológicas, com 12,7 candidatos por vaga; engenharia de produção, em Bauru, na área de exatas, com 28,1 c/v; e administração, em Jaboticabal, em humanidades, com 15 c/v.

O resultado deve ser divulgado em 22 de julho. A matrícula dos convocados está programada para o dia 27, um dia antes da confirmação de interesse da lista de espera, pela internet. A convocação para matrícula da lista de espera sai no dia 29.


Fonte:vestibular.uol.com.br

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo