Projeto alfabetiza e capacita moradoras de Porto Alegre

Cerca de 200 moradoras das vilas Ipê/São Borja, Renascer, Bom Jesus e Restinga, em Porto Alegre (RS), divididas em 10 turmas, estão descobrindo as letras em salões de igrejas e sedes de associações de moradores. Elas aprendem a ler e a escrever nas aulas promovidas pela Federação das Mulheres Gaúchas, ONG ligada à Confederação das Mulheres do Brasil, e agora também poderão se capacitar para o mercado de trabalho.

"Isso muda até a vida familiar, pois essas mães e avós conseguem dar mais apoio à criança que volta da escola e vai fazer a lição", diz a presidente da federação, Mari Perusso.


Nesta segunda-feira (29), será assinado um convênio com a Casa da Amizade das Senhoras dos Rotarianos de Porto Alegre para a realização de cursos de manicure e pedicure, corte e costura, tricô em máquina, customização, aproveitamento de alimentos e desidratação de ervas. A cerimônia está marcada para as 19h, na sede da Casa (Rua Caçapava, 517, bairro Petrópolis).

Os encontros, ministrados por voluntários, devem ocorrer no mesmo local. A grade de horários está sendo montada e levará em consideração a disponibilidade das interessadas. Elas ganharão ainda a passagem de ônibus e o lanche.

Projeto

Mari Perusso conta que o projeto de alfabetização começou em 1994. As professoras são selecionadas passam por uma capacitação e recebem uma bolsa de R$ 260 do Ministério da Educação.

No entanto, para manter as alunas interessadas, é preciso oferecer mais incentivos. Por isso, todos os anos são firmados convênios com entidades diferentes. Os cursos para 2009 foram escolhidos de acordo com a demanda das mulheres e a disponibilidade dos voluntários.

No evento desta segunda, será lançado ainda o projeto Adote uma Aluna. Pessoas ou empresas que podem e querem ajudar na formação das mulheres, por meio de doações em dinheiro ou proporcionando idas ao cinema, ao teatro e outras atividades culturais, devem entrar em contato com a federação.

Quem quiser obter informações pode entrar em contato pelo telefone (51) 3286-7362 ou pelo e-mail fmulheresgauchas@terra.com.br.


Fonte:g1.globo.com




Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo