Professores do Piauí concluem curso de ciências e matemática

Mais de 700 professores de 50 municípios do Piauí, que trabalham da primeira à quarta série do ensino fundamental (1º ao 5º ano), participam neste sábado, 27, em Teresina, do seminário de encerramento do curso de formação continuada em ciências e matemática.


A formação, solicitada pelos municípios nos planos de ações articuladas (PAR), em 2008, foi realizada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), que integra a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica do MEC, composta por 19 universidades. Terminam a formação, 749 professores. Eles fizeram o curso em 13 pólos distribuídos no estado, conforme tabela.


Na avaliação da coordenadora do curso da Unesp, campus de Rio Claro (SP), Maria Isabel Freitas, o empenho dos professores, especialmente aqueles que trabalham na área rural, venceu a maior parte dos problemas de deslocamento causados pelas enchentes que afetaram o Piauí em abril e maio. No município de Cocal, norte do estado, cidade-pólo que atende 73 cursistas, nem a boa vontade dos professores foi capaz de vencer os problemas de alagamentos, explica a coordenadora. Eles participarão do seminário de encerramento, mas só terminarão o curso no final de julho.


O curso tem 120 horas e é desenvolvido durante três meses. No final da formação, os professores recebem certificado de atualização expedido pela Unesp. A carga horária compreende 80 presencias 40 horas para estudos complementares, leituras, desenvolvimento de projetos na sala de aula, troca de experiências com colegas e para tirar dúvidas com os tutores. O material de estudo, oferecido pela universidade, traz no título a abrangência do programa de formação: Ensino de Ciências e Educação Matemática – a terra em que vivemos. Segundo Maria Isabel, a proposta da universidade é incentivar o professor para que pense sobre o mundo e o planeta e que compreenda que os conhecimentos estão entrelaçados.


Outros estados – Além do Piauí, a Unesp também é responsável pela formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental, em ciências e matemática, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas e São Paulo. Nos cinco estados, o curso soma mais de 2.200 professores: 749 de municípios do Piauí; 495 do Amazonas; 350 de Mato Grosso do Sul; 309 de Mato Grosso; e 227 de São Paulo.


Os cursistas de São Paulo já encerram a formação, os do Amazonas concluem em agosto e os de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em outubro. Toda a formação é acompanhada por 101 tutores capacitados pelo Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental, da Unesp Rio Claro.

Ionice Lorenzoni


Fonte:Mec

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo