Poesias dispersas - SONHOS [79]

Oh! si elle m'eût aimé!

A. DE VIGNY

Se ela soubesse por que tremo às vezes

Como um junco nas bordas de um regato;

E àquele olhar de uma volúpia ardente

Fecho os meus pobres olhos de insensato.

Se ela soubesse por que a mão convulsa

Sinto ao pousar em um adeus a sua;

E por que um riso de amargura e tédio

Pousa-me no calor da face nua;

Quem sabe se piedosa, no silêncio,

Em oração, à noite, me alembrara;

E por mim em meu êxtase querido

Uma furtiva lágrima soltara!

Quem sabe, se amorosa, pensativa,

Amadornada em lânguidos desejos,

Viria compulsar-me o livro d'alma

E minha fronte batizar de beijos...

E saberia então que de soluços

Os lábios me entreabrem de paixão!

Que de prantos resvalam de meus olhos,

Com o orvalho de minha solidão!

Veria que este fogo de meus versos

É a febre de amor de meus suspiros,

Onde me vai a flor da mocidade

Como flor que enlanguece nos retiros.

Mas... são sonhos, meu Deus! estes tormentos

Irão comigo resvalar na cova;

E serão o crisol de meu espírito

Quando passar a uma existência nova.

Sonhos de insensatez! delírio apenas!

Cresceu em alta rocha a flor querida;

Verme rasteiro tateando os ermos

Não beberei naquele seio — a vida!

Passarei como sombra ante os seus olhos.

Frios, sem eco — soarão meus cantos;

E aqueles olhos que eu amei, calado

Não me hão de as cinzas orvalhar com prantos!

E nos silêncios de uma noite límpida

Sobre a campa que me há de enfim cobrir.

Da flor daqueles lábios — uma reza

Como um perfume não virá cair!

Devanear eterno! o amor de louco

Hei-de fechá-lo na mudez do peito...

Vem tu, apenas, lânguida saudade,

Noiva dos ermos — partilhar meu leito!

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo