Poesias dispersas - A PARTIDA [71]

Entretanto o céu se levanta sereno

E pomposo corno para um dia de festa.

LACRETELLE

Vês? No horizonte se debruça a aurora

Como um infante a rir;

As flores vão abrir-se: o luar se apaga;

Começa a vida; douram-se os outeiros...

Ai! e tu vás partir!

Partir quando este céu fulgia aos beijos

D'ignoto querubim!

Manhã do coração toldou-me o ocaso!

Nuvem negra por céu de madrugada,

Ou eça em seu festim!

E por que enviuvar das esperanças

A rebentar em flor?

Por que rasgar uma por uma as folhas

Da rosa da ventura embalsamada

Por um luar de amor!

Tu eras de meus sonhos de poeta

O beija-flor azul...

Eu te quisera, se te visse embora

Rotas as asas por noturno vento

Nos lodos do paul...

Eu te quisera inda a azular as pálpebras

A insônia dos festins.

Dera-te em cantos um dourado busto;

Do meu amor no seio dormirias

o sono dos querubins!

Eu era como o quebro ajoelhado

Ante o sol a nascer...

Madona amorenada de meus cultos,

Ergui-te unia ara e no calor dos joelhos

Não te dormi sequer!

E tu passaste adormentada e bela

Num berço de cristal;

Meu céu se iluminou por um momento,

Veio a realidade escura e fria,

Foi-se, foi-se o ideal!

Passou como um fantasma essa aventura

Criada em tanto afã.

E como o cactus que à noitinha abrira

Asa de ventania perfumada,

Morreu de antemanhã!

Morreu sem sol a pobre flor dourada

Dos sonhos meus e teus!

Morno ideal de tanta insônia ardente

Que uma noite dormira embalsamado

No infinito de Deus.

Eterno vacilar da morte à vida,

Sorte da criação!

Sempre o verme onde a seiva se derrama.

Onde a vida palpita e ri mais verde.

Sempre a destruição!

É uma lei... Mas a esperança resta

No feto do porvir...

Talvez bem cedo o dia se levante,

E a noite sacudindo o luar das tranças

Descanse e vá dormir.

Mas, tarde ou cedo que esse dia se erga

E volte a rir assim,

Durma meu nome no teu seio de fogo;

Não desfolhes os lírios da lembrança

Ai! lembra-te de mim!

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo