Poesias dispersas - OFÉLIA [76]

A J...

Meu destino é um rio do deserto

A murmurar-me aos pés;

Veia nascida em urna noite amarga,

As bordas são de areia, a onda é larga

E loucas as marés.

Tem as águas azuis, — mas são profundas

Naquele murmurar,

Correm aqui como a falar segredos

Sobre leito de lodo e de rochedos

A um ignoto mar!

Pálidas flores que uma vaga incerta

Ali suspensas traz

Vicejam aos borrifos, do meu pranto.

Oh! essas flores que te prendem tanto

Deixa-as, Ofélia, em paz!

Não te curves à borda dessas águas

De superfície anil,

Ébria de amores, — do teu sonho casto

Não acharás ali o mundo vasto

Nem o rosado abril.

Deixa essas flores; uma onda as leva

Onde? Nem mesmo eu sei!

Deixa-as correr, — festões de meu destino;

Passa cantando, meu amor, teu hino,

A que eu te abençoarei.

Atado à pedra que me leva, um dia

A queda suspendi.

Vi-te à margem das águas debruçada

A paixão dos meus sonhos, — tão sonhada

Vi-a, encontrei-a em ti.

Maga estrela pendente do horizonte

E curva sobre o mar

Vieste à noite conversar comigo;

Mas a aurora chegou — ao leito antigo

Vai, é mister voltar.

Deixa-me, não te curves sobre as flores

Deste leito de azul;

Molhastes os teus vestidos, foge embora!

Não te despenhes, — vem o mar agora

Encapelado ao sul.

Enxuga agora ao sol as tuas roupas

E deixa-me seguir;

Não sei qual a torrente que me espera;

Vai, não prendas a tua primavera,

Onde é fundo o porvir!


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo