Poesias dispersas - NUNCA MAIS [74]

Quand je t'aimais, pour toí j'aurais donné ma vie

Mais c'est toi, de t'aimer, toi qui m'ôtas l'envie.

ALFRED DE MUSSET

Nunca mais! O sol de outrora

Treva súbita apagou;

Já o fogo não devora

Onde a geada passou.

Esse passado morreu,

Que eu julgara então eterno,

E agora esqueci o inferno

Para lembrar-me do céu...

Não! dessa alma prostituta

Nem mais quero uma afeição!

Caíste — venci na luta,

Sem perder o coração.

Sangra os olhos no chorar,

Nova Agar — no teu deserto,

Que eu agora, audaz liberto,

Nem sei, nem te posso amar!

Caíste! não te detesto;

Não te cabe o ódio a ti.

Seria o pulsar de um resto

Desse afeto que eu perdi.

Sobre esse altar que te dei

Noutras eras peregrinas,

Como em leito de ruínas

Novo Mário — me assenti!

Ficou-me a alma viúva

De muita ilusão gentil;

Como exposta ao vento e à chuva

Flor que deu sobre de abril.

Mas a fria e curva flor

Já não treme assim pendida;

Ergue-a mais ardente vida

Por madrugada melhor!

Tu, caminha — vai jornada

Da vaidade e perdição;

E batiza a alma danada

Em lutulento Jordão.

Um dia sem luz nem voz

Vergarás no teu caminho

E verás, ave sem ninho,

Como punge espinho atroz.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo