Poesias dispersas - A MISSÃO DO POETA [67]

No álbum do Sr. João Dantas de Sousa

Musa

Vês, meu poeta, em torno estas colinas,

Como tronos gentis da primavera?

Abrem-se ali as pálidas boninas,

E em volta dos cipós se enrosca a hera!

É o sol-posto. — A folha, o mar, e o vento,

Tudo murmura de saudade um hino.

Vem sonhar neste morno isolamento.

E dormir no meu seio peregrino!

Poeta

Vemos, sim! — Esta noite o luar saudoso

Há de tremer nestas folhagens belas.

Tão só vegeto! — O alaúde ansioso

Vem enfeitar de angélicas capelas!

Pousa-me a fronte em tuas mãos celestes...

Mas é uma ilusão... cruel mentira!

Hei de ao soar do vento nos ciprestes

Erguer num canto as vibrações da lira...

Musa

Sofrer, qu’importa? — Vem! Morrem as dores

Da solidão nos recônditos mistérios!

Nascem à bordo do sepulcro as flores,

E beija o sol o pó dos cemitérios.

Poeta

Eu sofro tanto! — Perenais espinhos

Orlam-me a estrada.... A sepultura é perto!

E nem o doce aroma dos carinhos...

Meu Deus! Nem uma flor neste deserto!

E quantos desta doida caravana

Estorceu no areal uma agonia,

Esperando debalde em noite insana

Verem realizar-se uma utopia!

E como crer então? Tenho aqui morta

Uma ilusão de minha primavera...

O sonho é como um feto que se aborta,

Um porvir que se ergueu numa quimera!

A realidade é fria. Erga-se embora

A flor do coração a um céu dourado,

Vem a turba maldita em negra hora,

E as flores mata de um porvir sonhado!

Musa

Por que descrer assim? — É dura a estrada,

Mas há no termo muito amor celeste,

A glória, poeta, é uma flor dourada,

Que só nasce da rama do cipreste.

Poeta

De um cipreste!... É bem triste esse conforto!

Quem sabe? uma esperança mal cabida.

Essa luz que se vaza sobre o morto

Paga-lhe a dor que o sufocara em vida?

Musa

Mas é tua missão,... Do pesadelo

Hás de acordar radiante de alegria!

Deus pôs na lira do infortúnio o selo,

Mas há de dar-lhe muita glória, um dia!

É forçoso sofrer... Deus no futuro

Guarda-te a c'roa de uma glória santa,

Vem sonhar, este céu é calmo e puro!

Vem, é tua missão!... Ergue-te e canta!

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo