Poesias dispersas - MEU ANJO [43]

Um anjo desejei ter a meu lado...

E o anjo que sonhei achei-o em ti!...

C. A. DE SÁ

És um anjo d’amor — um livro d’ouro,

Onde leio o meu fado

És estrela brilhante do horizonte

Do Bardo enamorado

Foste tu que me deste a doce lira

Onde amores descanto

Foste tu que inspiraste ao pobre vate

D’amor festivo canto;

É sempre nos teus cantos sonorosos

Que eu bebo inspiração;

Risos, gostos, delícias e venturas

Me dá teu coração.

teu nome que trago na lembrança

Quando estou solitário,

Teu nome a oração que o peito reza

D'amor um santuário!

E tu que és minha estrela, tu que brilhas

Com mágico esplendor,

Escuta os meigos cantos de minh’alma

Meu anjo, meu amor.

Quando sozinho, na floresta amena

Tristes sonhos modulava,

Não em lira d'amor — na rude frauta

Que a vida me afagava,

Tive um sonho d'amor; sonhei que um anjo

Estava ao lado meu,

Que com ternos afagos, com mil beijos

Me transportava ao céu.

Esse anjo d'amor descido acaso

De lá do paraíso,

Tinha nos lábios divinais, purpúreos

Amoroso sorriso;

Era um sorriso que infundia n'alma

O mais ardente amor;

Era o reflexo do formoso brilho

Da fronte do Senhor.

É anjo sonhado, cara amiga,

A quem consagro a lira,

És tu por quem minh'alma sempre triste

Amorosa suspira!

Quando contigo, caro bem, d'aurora

O nascimento vejo

Em um berço florido, e de ventura

Gozarmos terno ensejo;

Quando entre mantos d'azuladas cores

A meiga lua nasce

E num lago de prata refletindo

Contempla a sua face;

Quando num campo verdejante e ameno

Dum aspecto risonho

Ao lado teu passeio; eu me recordo

Do meu tão belo sonho

E lembra-me esse dia venturoso

Em que a vida prezei

Que vi teus meigos lábios me sorrirem,

Que logo te adorei!

Nesse dia sorriu a natureza

Com mágico esplendor

Parecia augurar ditoso termo

Ao nosso puro amor.

E te juro, anjo meu, ditosa amiga,

Por tudo que há sagrado,

Que esse dia trarei junto ao teu nome

No meu peito gravado.

E tu que és minha estrela, tu que brilhas

Com mágico esplendor,

Escuta os meigos cantos de minh'alma,

Meu anjo, meu amor!

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo