Poesias dispersas - ÍCARO [17]

1859

Que queres tu que eu te peça?

Um olhar que não consola?

Podes guardar essa esmola

Para quem ta for pedir,

A um olhar de volúpia

Que ensina discreto espelho

Queres que eu curve o joelho,

E quebre todo um porvir?

É audaz o pensamento.

Não vês que um olhar é pouco?

Eu fora cobarde e louco

Se te aceitasse um olhar!

A flor da pálida face,

Esse raio luminoso,

É a esperança de um gozo

Que bem se pode evitar.

Este fogo que me impele

Para a esfera dos desejos

Cresce, vigora nos beijos

De uma boca de mulher;

Tem asas como as das águias;

Nem pousa sobre o granito;

Aspira para o infinito;

Pede tudo e tudo quer!

É ambição desmedida?

Prevejo tal pensamento:

A inclinação de um momento

Não me dá direito a mais.

A chama ainda indecisa

Uma hora alimentaste,

E agora que recuaste

Quebras os laços fatais.

Era tarde! As fibras todas

Já vão meio consumidas;

Perdi na vida — mil vidas

Que é preciso resgatar.

Bem vês que a perda foi grande.

Quero um preço equivalente;

Guarda o teu olhar ardente

Que não me paga um olhar.

Alma de fogo encerrada

Em livre, em audaz cabeça

Não pode crer na promessa

Que os olhos, que os olhos dão!

Talvez levada de orgulho

Com este amor insensato

Quer a verdade do fato

Para dá-la ao coração.

E sabes o que eu te dera?

Nem tu calculas o preço...

Olha bem se te mereço

Mais que um só olhar dos teus:

Dera-te todo um futuro

Quebrado a teus pés, quebrado,

Como um mundo derrocado

Caído das mãos de Deus!

Era uma troca por troca,

Ambos perdiam no abraço

Mas estreitava-se o espaço

Que nos separa talvez.

Foras um sonho que eu tive,

Uma esperança bem pura;

Foras meu céu de ventura

Em toda a sua nudez!

Que este fogo que me impele

Para a esfera dos desejos

Cresce, vigora nos beijos

De uma boca de mulher;

Tem asas como as das águias;

Nem pousa sobre o granito;

Aspira para o infinito,

Pede tudo e tudo quer!

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo