Poesias dispersas - A ESTRELA DA TARDE [77]

A estrela da tarde sorri desmaiada

No azul embalada de um fogo vital:

Que luz vaporosa nos belos palores!

Que facho de amores! que flor de cristal!

Murmura nas praias a vaga indolente

Um véu transparente se estende no ar;

Os silfos se fecham no seio das rosas

E as brisas saudosas murmuram: — amar!

Estrela do ocaso, é a hora. Bem-vinda!

Que aurora tão linda, tão doce que tens!

A terra desmaia nos braços do gozo,

E um doce repouso lhe entorna mil bens!

Bem-vinda! aos amores que mágico ensejo!

Desperta o cortejo dos astros do céu.

Estrela das sombras, etéreo portento,

Nas asas do vento — desdobra o teu véu.

Vem, que eu te saúdo dormente do acaso;

Esplêndido vaso de um novo fulgor,

Às almas que o fogo da terra queimara

Tu és como a ara de crenças e amor.

Meu lábio secou-se no sol do deserto,

Nem fonte aí perto! cruenta aflição!

Passei tateando nas sombras da vida

Como ave caída nos lodos do chão!

A taça dourada do amor e ventura

Achei-a bem pura — mas não a bebi,

Do éden da vida rocei pelas portas:

As mãos eram mortas; ninguém veio ali,

Passei; fui sozinho no longo da estrada;

A noite pesada descia sem luz,

Segui tropeçando num frio sudário;

Agora um calvário, mais tarde uma cruz!

Estrela! cansado das lutas, vencido,

Dos sonhos descrido, ressurjo, aqui estou!

O manto da vida cai-me aos pedaços

Recose-me aos braços que o frio engelou.

São crenças que eu peço de um gozo celeste;

No tronco ao cipreste — rebentos de flor;

Aos prantos que choro mais rir de doçura,

Mais pão de ventura, mais sonhos de amor!

Estrela! — é a hora do gozo — desperta!

Uma alma deserta palpita de amar,

Vem, loura do ocaso, falar-me em segredo,

Não fujas, é cedo; não caias no mar.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo