Novo resgate de onça: desta vez no Condomínio Rio das Pedras


Puma
[30/6/2009] Na semana passada, o doutorando do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, Marcel Penteado, foi chamado pelo pessoal do Centro Nacional de Predadores do Instituto Chico Mendes (Cenap) para colocar o radiocolar com GPS em um puma, encontrado no Condomínio Rio das Pedras, na estrada da Rhodia. O animal, um macho de aproximadamente 1,80m, 36 quilos e idade estimada em três anos, foi encontrado por um funcionário do condomínio perto do lago, que a seguir escondeu-se num bambuzal. Após a captura pelo Corpo de Bombeiros, o puma foi sedado por um veterinário e então Marcel realizou os procedimentos necessários à sua identificação. A soltura foi feita em uma mata da região de Campinas. Esta foi a segunda vez neste ano que o doutorando foi acionado para acompanhar este resgate.

Antes de ser colocado o colar, o animal passa por exame de sangue, para análise genética; é  avaliado o seu estado geral de saúde, estimada a sua idade e então é colocado o colar, além de um microchip com o número de identificação do animal. Ele estava saudável e sem ferimentos profundos.

O colar deve monitorar os passos do animal. Marcel conta que a captura no campo de pesquisa não é tão fácil como encontrar o animal de maneira inesperada. Há um ano Marcel vai a campo em Atibaia para fazer este trabalho. É que ele realiza sua pesquisa de doutorado, orientado pelos professores Eleonore Setz e José Eduardo Mantovani, ela da Unicamp e ele da Unesp, sobre o monitoramento, deslocamento e preferência por habitat da puma no Estado de São Paulo. Ele tem por objetivo comparar como o animal usa as áreas preservadas e fragmentadas da região de Campinas.

Sinteticamente, o monitoramento é feito em seis localizações. Os dados são transmitidos via satélite para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e depois a Marcel. São avaliados o monitoramento, os deslocamentos do animal, o tamanho da área que utilizam e se têm preferência por algum tipo de habitat/cobertura vegetal (por exemplo, matas ciliares). O sistema utilizado é muito parecido com aqueles localizadores GPS para carros utilizados em caso de roubo.

A primeira vez que Marcel foi chamado para acompanhar a captura de uma onça foi no início do ano. Ele revelou ainda que foi chamado a participar da soltura de um lobo-guará nas imediações de Itatiba. Mas contou que, neste caso, o lobo ainda não recebe o radiocolar. Leia mais sobre o assunto.

Fontewww.cel.unicamp.br

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo