Ministro lança fórum mundial em Brasília e abre inscrições

Mais integração entre educação e trabalho foi o que o ministro Fernando Haddad defendeu nesta terça-feira, 30, durante o lançamento do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília. O evento também marcou a abertura das inscrições para o fórum por meio da página eletrônica no portal do MEC.

“Temos que repensar a ótica do nosso ensino médio a partir da perspectiva do trabalho”, propôs o ministro. Para Haddad, o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que ocorre de 23 a 27 de novembro, no Centro Ulysses Guimarães, em Brasília, é a plataforma ideal para a discussão. Trabalhadores, estudantes, educadores e técnicos de todos os continentes já confirmaram presença no evento que deve reunir mais de cinco mil pessoas.

No Brasil, apenas 24% dos jovens entre 18 a 24 anos alcançam o ensino superior. O ensino profissionalizante surge, portanto, como uma alternativa de qualificação para mais de 70% dos jovens brasileiros. “Precisamos entender que existe uma demanda da juventude por novas formas de pertencer à comunidade educacional”, admitiu Haddad. 

A realização do fórum mundial é uma das comemorações do centenário da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O encontro é um desdobramento do Fórum Mundial de Educação (FME). O principal objetivo da iniciativa é levantar propostas que integrem a plataforma mundial de educação. “A plataforma dita princípios como a universalização do direito à educação pública, a garantia do acesso e a desmercantilização do ensino”, disse Moacir Gadotti, representante do Conselho Mundial do FME.

Avanços – A educação profissional vive um momento de franca expansão no Brasil. Considerada uma das prioridades do governo Lula, a área jamais teve tanto investimento do governo federal. Ao todo, 214 novas escolas federais serão entregues até o final de 2010. Dessas, 82 já estão em funcionamento. “Temos uma mudança de perspectiva em andamento. O Brasil parou de copiar e está aprendendo a dar valor ao mundo do trabalho, ao saber fazer”, afirmou Eliezer Pacheco, secretário de educação profissional e tecnológica do MEC.

Assessoria de Imprensa da Setec



Fonte:Mec

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo