Ipanema e Leblon receberão projeto Orla Digital

O governador Sérgio Cabral e o secretário de Ciência e Tecnologia Alexandre Cardoso inauguram nesta sexta-feira, dia 26, às 9h, a nova etapa do projeto Orla Digital. Depois de Copacabana, do Morro Santa Marta e da Cidade de Deus, chegou a vez de Ipanema e Leblon receberem o projeto de internet banda larga gratuita da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sect). O evento ocorrerá nas areias da praia de Ipanema, na Avenida Vieira Souto, em frente ao número 176 (Casa de Cultura Laura Alvim).

A Coppe/UFRJ, que já administra o sistema Wi-fi instalado pela Sect em Copacabana, ficará responsável novamente pela pela parte técnica do projeto “Orla Digital - Ipanema e Leblon”. A instituição disponibilizou uma página na internet para esclarecer dúvidas dos usuários em relação ao acesso, no endereço http://www.orladigital.coppe.ufrj.br/

Para colocar as antenas transmissoras de sinal, foi instalada uma rede de fibra ótica. Serão 20 pontos emissores, com capacidade para 50 conexões simultâneas.

Os serviços disponíveis serão: acesso à internet, visualização de vídeos (através da execução do tocador de vídeo, que pode ser obtido no site acima), visualização de vídeos na internet, uso de programas de comunicação instantânea como MSN, Gtalk, Skype e acesso a serviços do governo e prefeituras, através de seus respectivos sites. Já programas como o Microsoft Outlook, que gerenciam e-mails no computador do usuário (usando protocolos POP e IMAP), e programas Peer-to-Peer (P2P), como e-mule, bittorent e outros, não poderão ser usados. Segundo Luís Felipe Magalhães de Moraes, coordenador técnico do programa e professor da Coppe/UFRJ, não haverá limitação no tempo de acesso de cada usuário.

A área de abrangência do projeto será a das orlas de Ipanema e Leblon, mas será possível captar o sinal nas ruas e apartamentos mais próximos. O investimento total ficou em R$ 1,1 milhão, conseguido através da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. (Faperj).

Como nas outras instalações do Orla Digital, durante três meses serão oferecidas, diariamente, das 8h às 22h, oficinas de informática num quiosque montado na praia com computadores, para quem quiser usar e conhecer mais sobre o mundo virtual. A grade de aulas será similar às oficinas de Copacabana, Botafogo, da Cidade de Deus e do Chapéu Mangueira (que ainda não tem o projeto Orla Digital, contando apenas com o quiosque e os cursos.)

“É uma grande oportunidade para pessoas simples, como os pescadores, os porteiros, donas de casa, enfim, qualquer um pode vir aqui aprender e conhecer mais sobre o mundo virtual. Computador e internet não são apenas lazer, são aprendizado e ferramenta para comprar, vender, aprender, ensinar, enfim, possuem infinitas utilidades. O grande desafio é não vulgarizar a tecnologia da informática, mas popularizá-la. O plano é levar o programa para todo o Estado do Rio.”, explicou o secretário Alexandre Cardoso, acrescentando que Rocinha e Baixada serão os próximos locais a receber a internet em banda larga sem fio pelo projeto da Sect.


Fonte:Faetec

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo