Gazeta de Holanda - N.° 45

4 DE FEVEREIRO DE 1888.

Voilà ce que l'on dit de moi

Dans la Gazette de Hollande.

Não, senhor, por mais que possa

Achar censura, confesso

Que não tenho medo à troça,

Referindo este sucesso.

Há muito que me pejava

Da botoeira que tenho,

Cava, inteiramente cava;

Sem qualquer sinal de engenho.

De serviço ou caridade,

Cousa que haja merecido

A particularidade

De me fazer distinguido.

Não é que imitar quisesse

O José Telha, que corre

Por fita que não merece,

E se lh'a não derem, morre.

Não quis hábito da Rosa,

Cristo nem Pedro Primeiro,

Avis ou mesmo a famosa

Fita do grave Cruzeiro.

São moedas da coroa,

E eu, democrata, não devo

Expor a minha pessoa

A ser contrária ao que escrevo.

Mas então, de que maneira

Preencheria o vazio

Desta minha botoeira

Sem diminuir o brio?

O que desde logo acode

É por uma flor bonita,

Ou Rosa ou cravo, que pode

Suprir muito bem a fita.

Porém, dês que a alma nossa

Tem casaca e bem talhada,

Preciso é fita que possa

Encher-lhe a casa sem nada.

Mas que fita? em que armarinho

Recente podia havê-la?

Encontrei logo o caminho:

Corri a Venezuela.

Venezuela tem uma

Ordem muito bem disposta,

Com que premiar costuma,

Costuma, procura e gosta.

Tem grã-cruzes, tem comenda,

Tem dignitárias e o resto.

Há para todas as prendas

Um sinal brilhante e honesto.

Ordem é mui bem fundada

Sobre a liberdade amiga,

Grave como a Anunciada,

Como o Banho, como a Liga.

Simão Bolívar se chama,

Grande nome e livre nome;

Coroou-o eterna fama

Do louro que se não some.

A venera é justamente

Como são outras veneras,

Usa-se ao colo pendente,

Ao peito, em forma de esferas.

A fita é de chamalote,

Como são as outras fitas,

Não é certo que desbote

E tem as cores bonitas.

Quanto ao efeito no rosto

Da multidão é perfeito;

Dá o mesmo grande gosto

E o mesmíssimo despeito.

Corri a Venezuela,

Venezuela escutou-me,

Pude logo convencê-la,

Ouviu-me, condecorou-me.

Não é só a monarquia

Que tem plantas reverendas;

Vento da democracia

Também faz brotar comendas.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo