Gazeta de Holanda - N.° 15

20 DE MARCO DE 1887.

Voilà ce que l'on dit de moi

Dans la Gazette de Hollande.

“Câmara Municipal

Sem ter regimento interno!”

Exclamou, com ar paterno

Vereador pontual.

“Sem um acordo fraterno,

Um papel, um manual,

Certo, acabaremos mal,

Faremos disto um inferno.

“Digo-vos que é usual,

Em qualquer lugar externo

Haver regimento interno

Para evitar todo o mal.”

Em tom sossegado e terno

Diz outro municipal

Que o pau (físico ou moral)

É regime mais superno.

— “Há de haver algum sinal

Aqui, pelo lado interno,

Do efeito vivo e fraterno

Desse estatuto formal.

“Palavras (é dito eterno)

Às sopas não trazem sal;

Quero ação, ação real,

Venha do céu ou do averno.

“E que outra menos verbal

Que a ação do cacete alterno,

Não como um vento galerno,

Porém, como um vendaval?

Se, assim amparado, externo

Meu parecer cordial,

Para que me serve o tal

Regimento de caderno?

“Saiba a câmara atual

Que, se eu aqui não governo,

Tenho este dever paterno

De a não fazer trivial.

“Paterno disse? Materno;

Quero outro tom pessoal.

Fique-lhe o tom paternal

Ao colega mais moderno.

“Sim, o pau, é pau real

Venha do céu ou do averno,

E palavras (dito eterno)

Às sopas não trazem sal “.

Não sei que disse o paterno

Vereador pontual;

Eu, por mim, prefiro a tal

Um copo do meu falerno.

Não que seja um casual,

Ruim, triste e subalterno

Modo de encontrar em erno

O consoante final,

É falerno e bom falerno

Sorrir da municipal

Que vive tant bien que mal,

Sem ter regimento interno.

Ou esse escrito legal

Que o outro chamou caderno,

Para o bom viver paterno

Vale tudo ou nada val.

Se não, por que é que o superno

Parlamento nacional

Conserva um trambolho igual,

Quer de verão, quer de inverno?

Se sim, como é curial,

Que não tenha esse uso interno,

Corpo tal, que vive alterno,

Conservador, liberal?

Relevem se um subalterno

Entrou nesse cipoal...

Olha a taça de cristal,

Leitor, vamos ao falerno!

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo