Em Ribeirão Preto, Comissão de Ética no Uso de Animais completa 10 anos e realiza simpósio


 Questão relativamente recente no mundo científico, a preocupação ética na experimentação com animais chegou com força ao Brasil na década de 1990. No campus da USP em Ribeirão Preto, completou exatos dez anos de existência neste dia 30 a Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua), criada com o objetivo de minimizar o número de animais utilizados e sacrificados nas diferentes pesquisas no campus, bem como orientar os pesquisadores para que evitassem sofrimentos desnecessários aos animais. E marcando uma década de Ceua, acontece, entre quarta (1º) e quinta-feira (2) no Espaço Cultural do Campus de Ribeirão Preto, a quinta edição do Simpósio sobre Ética no Uso de Animais.

Um tema que deve marcar as discussões do simpósio deste ano, por ainda gerar dúvidas entre os cientistas, é a chamada “Lei Arouca” (nome em alusão ao sanitarista e ex-deputado federal Sérgio Arouca, falecido em 2003), promulgada em outubro de 2008. Além de tirar o efeito de dispositivos municipais que pretendam regulamentar ou proibir os testes em animais, a lei estabelece a criação do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), cujas normas devem ser obedecidas por pesquisadores e instituições.

Outros assuntos abordados no simpósio, aberto para todos os interessados, incluem a história da ética no uso de animais na experimentação no Brasil; o biotério (alojamento dos animais); ferramentas computacionais e busca por novos fármacos; reprodução assistida; uso da estatística como critério; e utilização de modelos computacionais e matemáticos na regulação ética.

Orientar e conscientizar
A Ceua, como afirma sua presidente em exercício, a cirurgiã-dentista pós-graduada em fisiologia básica Christie Ramos Andrade Leite-Panissi, não age para proibir, fiscalizar ou punir procedimentos experimentais e didáticos. Apenas avalia os projetos e fornece pareceres favoráveis ou não à sua execução, orientando os pesquisadores a terem uma conduta ética no manuseio dos animais. “No caso de o certificado não ser concedido, apontamos sugestões para que o projeto seja adequado aos requisitos éticos para o uso de animais”, explica a professora Christie.

As orientações abarcam desde as condições do biotério, como temperatura, ventilação adequada e densidade populacional de animais por caixa ou gaiolas, até a metodologia dos experimentos, com o uso correto de anestésicos e a prática do tipo indicado de eutanásia para cada espécie animal. Os parâmetros que guiam a comissão vêm de duas fontes principais: a legislação brasileira e os preceitos recomendados pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.

O tipo de parecer concedido com o certificado da Ceua é uma exigência que tem se tornado cada vez mais comum por parte de agências de fomentos para financiar estudos, e também um pré-requisito para a divulgação de trabalhos em revistas e eventos científicos.

Para a professora, tem havido um crescimento da preocupação ética na experimentação animal. Ela cita como exemplo a elevação no número de trabalhos submetidos à Ceua: de 46 em 2003 para 132 em 2008. “Este fato é sim motivado pela cobrança por parte das agências de fomento, publicações e congressos, mas também acredito que seja reflexo de uma maior conscientização da comunidade científica”.

A Ceua recebe para avaliação projetos que envolvam o uso de experimentação em animais de todas as unidades do campus de Ribeirão Preto, exceto a Faculdade de Medicina da cidade (FMRP) que, a partir de 2001, conta com uma comissão específica para tal, a Comissão de Ética em Experimentação Animal (Cetea).


Fonte:USP

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo