Crônicas do Dr. Semana - PRELEÇÕES DE GRAMÁTICA - INTRODUÇÃO

A gramática semanal é a arte, que ensina a declarar bem os pensamentos da Semana Ilustrada, por meio de caracteres, ou de textos burlescos e chistosos.

Divide-se em quatro partes Ortografia, Prosódia, Etimologia e Sintaxe.

A Ortografia ensina a escrever certo o que sai publicado na Semana, quando o tipógrafo não comete algum erro, ou o revisor se esquece de emendar alguma letra trocada.

A Prosódia ensina, a saber, tudo quanto a Semana oferece a seus leitores, uma vez que estes não sejam meninos de escola, ou carroceiros que só saibam assinar o nome — o que é muito raro entre os entusiastas do referido jornal.

A Etimologia ensina a conhecer a origem das palavras e caricaturas da Semana, se, porventura, os leitores forem espirituosos; no caso contrário, a etimologia é, para eles, uma parte supérflua da gramática, e então podem pedir aos vizinhos que a expliquem, ou aos missionários capuchinhos do Castelo.

A Sintaxe ensina a ligar todas as palavras e caricaturas, para que se compreenda que a Semana Ilustrada sabe onde tem o nariz, e não precisa do espírito do Punch ou do Journal pour rire, para divertir os filhos do Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo