Crônicas do Dr. Semana - NOVIDADE

17 DE JANEIRO DE 1864.

Humanitário, como deve ser todo aquele que se dedica aos seus semelhantes, não posso deixar de publicar a seguinte carta, recebida de um dos meus assinantes de Niterói. Tenho sempre prazer quando transcrevo destas e doutras publicações, mandadas por tão bons pagantes. Não declaro o nome do meu amigo, porque S.S., ou por modéstia para livrar-se de elogios, ou por uma timidez indesculpável, pediu-me positivamente que o suprimisse.

“Meu bom amigo Dr. Semana. — Praia Grande, 12 de Janeiro de 1864. — Desejo que V. Excia. tenha gozado etc........................................ ................................................................................................................

“Vou pedir a V. Excia. um grande obséquio e estou convencido de que não deixará de servir-me. Ei-lo:

“Pode publicar, na sua conceituada e mais que lida e procurada folha, que o remédio, inventado ou descoberto pelo ilustrado e enciclopédico Dr. Francisco Gomes de Freitas, à rua da Carioca n.° 118, para curar as sobreditas oumeninas, é um dos maiores porretes para tais enfermidades. Sim, sim, e três vezes sim!!! Se a caparrosa verde pode as uvas curar e o bicho matar, sem mais nada restar, por analogia se deve apostar que a choux-fleur, tão apreciada pelos médicos, com a bisnaga deve murchar.

“Os invejosos e todos os que, capazes de negar até a sua deliciosa mãe são, fingem nos remédios do ilustrado Dr. Freitas não acreditar, mas, desde no campo de Ourique de Cristo a aparição até hoje, ainda um ente tão humanitário e universal não se pode encontrar. Não, não e não!!

“A bisnaga* (que ninguém podia acreditar e para remédio usar) é um dos específicos mais poderosos para quem com dores de cabeça gritar e vontade tiver de flatos deitar, ou da sala para a cozinha andar. Basta nos bolsos das calças botar, ou no pescoço pendurar. Tenho um vizinho, mais para baixo do que para cima, que era mártir nas ocasiões de luas (o Dr. Freitas terá a bondade de confessar, ou estudar, se ainda reparo não fez, que os ataques nessas ocasiões mais fortes são). Pois, meu senhor, a bisnaga, que ao Dr. Freitas foi implorar, fez-lhe o grande milagre de, para sempre, em três horas, o curar. Minha tia, que nasceu onde o corpo de meu saudoso avô jaz, que das sobreditas faleceu, porque a bisnaga não era conhecida, o remédio empregou, e já pimentas e pimentas provou, e carne cozida com abóbora e repolho e paios jantou, e os incômodos costumados não experimentou. Eu, tendo a tantos curativos assistido, muitas bisnagas nos bolsos trazer entendi, e hoje, graças ao ilustrado e humanitário Dr. Freitas, trago as tais flores secas nos bolsos das calças, dos coletes, das casacas e até no bolsinho do relógio.

“Glória, glória ao único homem, que os seus negócios comerciais e honestos esquece, e em cima dos livros fenece, quando a humanidade padece e dele carece!! Possa a fama o nome de tão distinto filantropo nas páginas da nossa história e da de Portugal gravar, e a par das bisnagas e da caparrosa (descobertas suas), uma estátua em todos os intestinos levantar, já que qualquer bom vinho pode provar, e os emolientes desamparar. Esse homem é o irmão universal de toda a geração atual, e, por conseqüência, tio de toda a que há de vir.

“ Adeus, Exmo., mande suas ordens a quem é com respeito

“De V. Excia. etc.”

À vista do testemunho do amável Niteroiense, convido os meus leitores para que se munam de bisnagas na rua de S. Pedro, defronte da casa do falecido Sr. João Pedro da Veiga.

Ainda não experimentei esse remédio, porque (felizmente sou como as minhas leitoras) não sofro desse mal; porém não posso deixar de confessar que esta gente da corte inventam coisas que fazem abrir a boca. O Sr. Dr. Francisco Gomes de Freitas é uma pessoa sisuda e digna de ser acreditada, e S.S. nos assevera que a sua bisnaga é um poderoso reagente contra as moléstias subterrâneas.

Dr. Semana.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo