Crônicas do Dr. Semana - CORREIO DA SEMANA ILUSTRADA - CARTA QUINTA

1º DE MAIO DE 1864.

Ilmo. e Exmo. Sr. Dr. Chefe de Polícia. — V. Excia. há de ter indubitavelmente reparado no meu silêncio a respeito do Alcazar, pois acredite que é bem contra a minha vontade.

Fui a Petrópolis, e deixei o meu moleque encarregado de redigir a Semana, mas como não o autorizasse a dirigir-se a V. Excia., não se animou ele a escrever a continuação dos meus pedidos. Fez bem; porque sendo V. Excia. um cavalheiro tão distinto e digno da maior consideração, não desejaria eu que o meu moleque tivesse a ousadia de ir perturbar a V. Excia. nos seus sérios e importantes cuidados. Agora, porém, estou de volta, e por isso tomo a liberdade de pedir a V. Excia. que se digne de dizer-me o que tem feito a favor do meu simpático e prezado Mr. Arnaud, e do seu exemplar estabelecimento.

Contínuo a dizer a V. Excia. que não sou carranca e que desejo o progresso do meu país, mas não seguindo a escola do realismo, não desejo ver certas coisinhas mostradas no teatro.

Os nossos maiores diziam que a roupa suja lava-se em casa, e por isso desde que imoralidade é roupa suja, não posso ver com bons olhos ela lavada à vista de todo o mundo.

Digne-se V. Excia. de ir ao Alcazar que há de ter momentos de verdadeiras comoções e então acreditará que eu não o estou enganando e que só almejo ver nesta capital espetáculos onde possam ir as famílias mais graves e honestas do Rio de Janeiro. Será difícil conseguir isto? V. Excia. decidirá, na certeza de que faz um serviço real aos bons costumes, à nossa sociedade moralizada e ao

De V. Excia.

Amigo afetuoso e obrigadíssimo criado

Dr. Semana.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo