Crônicas do Dr. Semana - CLÍNICA CIRÚRGICA DO DR. SEMANA

8 DE DEZEMBRO DE 1861

O Dr. Semana tem a honra de participar ao respeitável público, que se acha nesta corte, onde fixou sua residência, pronto sempre a ministrar aos necessitados os socorros de sua infalível ciência.

Não produzirá a relação das memórias que tem no Instituto Imperial de França e que o fizeram conhecido em ambas as Américas. Limita-se a publicar, apenas, o resultado de sua clínica durante o curto espaço de tempo em que aqui se acha.

Estes dados estatísticos são úteis: trazem proveito. A humanidade lucra com eles, quando insertos nas folhas diárias de grande extração, porque fica sabendo onde ir procurar a saúde e conhecer de perto quais têm sido os triunfos da ciência.

Aí vai a estatística.

Tumores sub epidérmicos. — Operei 200. Estes tumores são formados por uma substância perlea mais ou menos consistente. Opero-os com uma simples manobra digital, ou quando muito com o auxílio da extremidade aberta do cilindro oco da chave da máquina gnomônica de Nuremberg. Todos quantos operei eram do rosto, e foram coroados de sucesso.

Ditos microscópicos ou acari-phlyctenoides. — Tratei de alguns por meio da grattage com a rugina unguicular do Dr. Egratigneur.

Quistos. — Operei 40. Emprego metódico das agulhas d'Inglaterra (por um processo meu). Todos estes quistos eram formados pelopulex penetrans, com acidentes locais, como phlogose, prurido, tensão e calor urente. Consegui banir da prática o uso da nicotina em pó e o carbonato calcário para favorecer a cicatrização.

Hérnias glóssicas através do orifício oral. Tenho curado um grande número sem operação sangrenta. Reduzo-as, por meio de uma hábil e engenhosa combinação de esforços musculares. Operação rápida e sem dor.

N. B. — Emprazo os meus colegas desta corte para uma apreciação e discussão, cujo proveito será seguro. Este acidente de hérnias glóssicas é mais comum do que se pensa, sobretudo em indivíduos de temperamento dúbio e caráter ingênuo. Dois casos vi complicados com luxação da mandíbula.

Corpos estranhos. — Fragmentos dos tecidos musculares tendinosos e aponeuróticos, decoctos e putrefatos, profundamente implantados em vastas escavações devidas à cárie dos processos odônticos dos maxilares. Odontalgias. Extração por meio da engenhosa alavanca do Dr. Curedent.

Excretos superabundantes. — Dez casos de substância superexcretada das glândulas ceruminosas dos condutos auditivos externos. Emprego da mencionada alavanca, modificada por mim. Superexcreção das glândulas de Meibonnio; imensos casos. Loções metódicas com protóxido de hidrogênio; cura constante.

Ortopedia. Desvio sinistroso dos apêndices capilares da extremidade cefálica do corpo, no plano compreendido entre os pontos occipital, frontal e temporais, incluindo vértex. Emprego constante (em 100 casos) do myriodonte de caout-chouc dos Drs. Chassepoux e Niobey.

Amputações. — Dos extremos livres dos referidos apêndices pelo processo de Mr. Beaumely e com tesouras de minha invenção. Casos numerosos; cura sem acidente.

São estas as operações que tenho praticado nesta corte em uma quinzena. Possuo agradecimentos, cientificamente redigidos e com assinaturas reconhecidas, que podem ser examinados no meu consultório, à Rua dos Arcos n.° 66.

Dr. Semana.


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo