Crônicas do Dr. Semana - CARTA DO DR. SEMANA AO IMPERADOR DA CHINA

CALENDAS DE ABRIL DE 1864.

Celestial Senhor. — Pretendia escrever a Vossa Obesidade na linguagem de Confúcio, visto como sou poliglota superior a Pico de la Mirandola e ao cardeal Mezzofante.

V. O. deve de saber que, em questões de línguas, nada tenho de invejar às charqueada do Rio Grande do Sul.

Gorou-me, porém, o desejo a falta de tipos chineses neste império de terrícolas, aonde há multiplicidade de outros tipos; e é por isso que escrevo a V. O. no idioma português, ainda hoje falado pelos gafanos da Goa luso-chinesa.

O objeto da minha missiva, muito nobre descendente de Houang-ti, é comunicar a V. O. que muitos dos mandarins do Celestial Império ocupam-se por aqui em vender camalô e salinha em menoscabo da prosápia de que procedem e da importância política da sua nacionalidade.

Feita esta comunicação pelo meu correio dos mares dos tufões, espero em resposta ver, dentro deste ano da graça de 1864, arfar pela baía de Niterói uma invencível armada de juncos comandada pelo mais hábil Nelson de V. O para restituir aos lares celestiais os mandarins degenerados e obrigá-los assim a voltar às delícias da canga e do empalamento.

Sinto privar da presença de tão ilustres hóspedes a terra, que me viu nascer; mas não lhe vejo melhor gesto; sou cosmopolita em matéria de dignidade, e não pertenço à legião dos otimistas que enxergam nos silvícolas, além da qualidade de nobres, que eu tanto aprecio, os autores do grande melhoramento no carrego e pregão do peixe cru.

Atendei, Celestial Senhor, à minha comunicação; vede que nela vai o interesse de vossos domínios no tocante ao ópio e ao chá Lipton, tão grato a vossos aliados do gabinete de S. James.

Não deixeis, grande Chaça, apodrecer nos cortiços do Rio de Janeiro os vossos desertados fidalgos. Cangai-os de novo, ínclito, egrégio e magnânimo corifeu dos salamalecos: cangai-os e contai com os serviços e préstimos do humanitário e utilitário instituto da Semana Ilustrada, que desde já toma a peito tratar a China no pé das nações mais favorecidas.

De V. O. admirador profundo,

Dr. Semana.

17 de abril de 1864.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo