Crônicas do Dr. Semana - CARTA DO DR. SEMANA AO FILÓSOFO HERMOTIMO

7 DE FEVEREIRO DE 1864.

Senhor. — Quis arvorar a Semana Ilustrada em comício popular com o fim de instituir debate sobre a proposta de colocar a preguiça à destra da Minerva em substituição do noturno guinchador.

Neste sentido dei alamiré à minha formosa legião de colaboradores.

Estes, porém, com a sinceridade, que nunca vi desmentirem, e como se tivessem passado parla entre si, acabam de me responder, que votam contra a substituição, visto como lhes parece tirania desempoleirar a coruja, há tantos mil anos símbolo da meditação, para enobrecer o quadrúpede peludo, emblema permanente da indolência, antítese da atividade, contraste da energia, qualificativas de nossos numerosos escritores, em cujas línguas todos os dias baixam as de fogo, que deram aos apóstolos o privilégio de evangelizar e persuadir com inimitável facúndia.

Vê, portanto, Sr. Hermotimo, que a sua proposta nasceu para morrer.

Rose ... elle a vécu ce que vivent les roses:

L'espace d'un matin.

Competia-me presidir o comício.

A presidência vedava-me pronunciar-me, assim a favor como contra.

Entretanto, lembrando-me dos serviços, que prestou durante a sua peregrinação por todos os mundos sem excetuar o da lua, eu já tinha preparado o moleque para recitar um discurso de arromba, superior a qualquer dos de Demóstenes contra Felipe ou dos de Cícero contra Verres e Catilina.

O moleque havia de brilhar como tem brilhado muitos oradores negativos, incapazes até de ligar uma idéia.

Isto aqui entre nós, que ninguém ouça.

O moleque daria pancas, porque este meu núbio tem decidida queda para tudo quanto destaca perfume de generosidade e é fora do comum.

O traquinas é das Arábias. Se o não contivesse, ia longe. Acho-o com disposição até de revolucionar-me a Semana, de pôr tudo em polvorosa.

Estou do lado da proposta. Simpatizo com ela.

Há nesta terra da Santa Cruz talentos a granel, inspirações por dá cá aquela palha, habilidade a mãos cheias.

Mas também há vaidade por aí além.

Qualquer rapazote, ledor de romances da terra, julga-se o Hércules da literatura, vencedor de trabalhos, cada qual pelo menos igual aos doze daquele semi-deus, e como ele, bipartindo a pedregosa garganta do Mediterrâneo, escreve nas colunas improvisadas — non plus ultra.

Está tudo feito. Daí por diante, esse privilegiado vai caminho de Canaã. Apanha chuva de maná muito melhor que a de arroz.

Pobre rapaziada de talento!

Fica estacionária, vive das tradições de ontem, como se fossem de séculos passados; e, quando sobem à pira, não é porque a túnica do centauro os desespera, é porque a glória já os tem cansado na safra de louros virentes.

Mas que quer que lhe faça, Sr. Hermotimo?

Não posso, nem devo encontrar os desejos da minha esplêndida falange.

Ela faz guerra à preguiça quadrúpede.

Eu não posso deixar de gritar com toda a força dos pulmões: — Morra a preguiça! embora a manhosa nem uma só polegada desça do pau.

O Sr., enquanto em corpo andou cá por este vale de cardos e carrapichos, fez das suas, parecia medium endiabrado. Mistificou a meio mundo.

Agora, em espírito, vaga lá por esses orbes luminosos. Deu muitas nos cravos, leve por tanto uma na ferradura, que ainda não é desforra.

A cabeças, como a sua, não faz mossa um coque, dado que seja com a clava de Alcides.

Não dê cavaco com a rejeição da proposta.

Resigne-se. Console-se com o mal das vinhas, contra a milagrosa bisnaga, ao qual principiam alguns ingratos e ingratas a fazer oposição.

Deixe a feia coruja continuar nas funções de caudatária de Minerva.

Reserve-se para melhor maré.

Com isso pouco perde e muito ganha.

O seu amigo e colega reverenciador

Dr. Semana.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo