César Nunes fala em ética nos cinco anos da Ouvidoria do HC


[30/6/2009] "A ouvidoria é algo que não pode reproduzir o olhar do Estado. Ela tem de afirmar o olhar das gentes, dos pacientes, das minorias. Tem de exercitar sua prática na sociedade civil, principalmente os mais excluídos”, disse o professor da Faculdade de Educação da Unicamp César Nunes, durante a palestra Ética na Educação, realizada no auditório do Hospital das Clínicas da Unicamp, nesta terça-feira. Nunes foi convidado para participar da comemoração dos 5 anos de criação da Ouvidoria do HC.

A palestra de Nunes foi um momento de reflexão na cerimônia, segundo a ouvidora Mirian Franzoloso Santos Martins. Ela acrescenta que a ouvidoria é o canal de comunicação do usuário interno e externo com o Hospital. A equipe trabalha na questão da valorização dos direitos dos cidadãos.

De acordo com a também ouvidora do hospital Maria Amélia Zagatta, o setor tem como missão a garantia dos direitos e o fortalecimento das relações humanas, respeitando a ética e a cidadania. “Sabemos que cada cidadão tem suas necessidades individuais”.

ouvidoria-cesar090630_290x240.jpgUma característica da ouvidoria pontuada por Maria Amélia foi elogiada por César Nunes: a participação na humanização hospitalar. “Humanizar é projetar o homem nos lugares onde atua. É projetar na natureza, na sociedade as características do homem”, disse o professor.

Em cinco anos, a Ouvidoria registrou 10 mil atendimentos. De acordo com os critérios determinados desde a criação, as ouvidoras estabelecem um prazo de cinco dias para que as pessoas responsáveis pelos serviços questionados respondam aos usuários.

A atuação dos ouvidores fortalece os indicadores para a gestão do hospital. “As informações são importantes para reflexão acerca do trabalho, principalmente no que diz respeito ao acolhimento aos usuários”, acrescenta Mirian.

Uma das principais reclamações recebidas da Ouvidoria é o tempo de espera, mas Maria Amélia informa que essa questão também faz parte da política de humanização do hospital, mas que tem de ser discutida num âmbito maior, como a rede básica de saúde nacional. “A procura é maior que a capacidade de atendimento do hospital. Mas isso é um problema que precisa ser discutido em outras instâncias”, declara Amélia.

ouvidoria-mesa090630_290x250.jpgO superintendente do hospital, Luís Carlos Zeferino, disse que o trabalho da Ouvidoria é de extrema importância para a qualificação do hospital. “A sociedade moderna que desejamos precisa ter esse espaço e ele tem de ser aprimorado, por isso a Superintendência tem dado atenção a esta área, pois ela é importante para a qualificação do HC”, diz Zeferino.

O comportamento da sociedade moderna também passou pelo discurso ético de César Nunes, para quem o Brasil tem hoje “uma sociedade grávida de direitos, onde já se escuta os sinais dos negros, dos indígenas, da mulher, das crianças e dos adolescentes”. Para ele, a ética não pode ser confundida com moral, pois ela é emancipação. “Temos de promover a ética da emancipação contra a ética da obediência, da hierarquia, do tecnicismo. É preciso ampliar os espaços de resistência contra o espaço dominante para que venham novos ouvidores, novos educadores, novos professores para que o este espaço possa se firmar.” Para Nunes, agora se pode dizer que Brasil moderno é este que se apresenta agora, em que a Amélia foi substituída pela Maria da Penha, em que negros têm a oportunidade de provar sua capacidade num curso universitário, em que adolescentes e crianças são protegidos por um estatuto.

Durante a cerimônia, a equipe da Ouvidora do HC recebeu homenagens da ouvidora da Unicamp, Adriana Alvim; do vice-superintendente do HC Manoel Bértolo; e da coordenadora de Recursos Humanos do hospital, Flora Giglio Bueno.

Fonte: unicamp

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo