Cátedra Unesco Multilinguismo no Mundo Digital faz primeira videoconferência com Pequim


[30/6/2009] A primeira videoconferência da Cátedra Unesco Multilinguismo no Mundo Digital, com sede no Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) da Unicamp, acontece nesta terça-feira, no Ciclo Básico, às 19 horas. Envolverá professores da Unicamp e da Universidade de Pequim. Este projeto da Cátedra, coordenado pela professora da Unicamp, Cláudia Wanderley, é recente e já conta com 16 universidades participantes, principalmente da Ásia e África. Trata-se de uma interessante parceria desta Universidade com as de Washington, Pequim e Jean Piaget, de Cabo Verde, em uma rede de colaboração para a democratização do acesso à informação e à produção de conhecimento em diferentes línguas e culturas. A ideia é trabalhar com pesquisas de interesse coletivo dos participantes e discutir com pesquisadores locais o que precisa ser desenvolvido para este conteúdo ser assimilado na cultura local.

Na programação, serão apresentadas propostas locais de trabalho, ao mesmo tempo em que serão disponibilizadas e ainda colocadas em debate na rede. A proposta da Unicamp, desenvolvida por Patrícia Mendes, Tel Amiel, Nádia Kozievitch e Cláudia Wanderley, foi denominada “Health environmental risk management proposal for  poor livehood:  participation methodology in creating educational content for local use”. Sugere um investimento em pesquisa coletiva que permitirá intervenção e melhora das condições de populações pobres em cada país participante.

“Isto poderá auxiliar muito a circulação de conteúdo acadêmico entre diferentes países e seu desenvolvimento e aplicação. Estamos cientes de que a generalização do discurso científico, especialmente nas humanidades, é prática digna de reflexão entre diferentes países ou continentes”, reconhece Cláudia Wanderley. “Nosso trabalho é dar visibilidade a estas diferenças, discuti-las e trazer um modo de interação reflexivo com pesquisadores e que respeite as singularidades e condições da produção de conhecimento local, em batimento com a rede internacional de pesquisa”, enfatizou.

Da parte da Unicamp estarão presentes os professores Patricia Mendes, Tel Amiel, Nadia Kozievitch e Teresa Candolo. Da Universidade de Pequim, participa o professor Min Hu e, da Universidade Jean Piaget, de Cabo Verde, o professor Isaías Barreto Rosa.

Na semana que vem, será realizada outra videoconferência, desta vez com a Universidade de Washington. Mas pretende-se realizar videoconferências regulares com Pequim, Cabo Verde e Washington. O próximo passo, segundo Cláudia Wanderley, é realizar uma publicação digital conjunta copyleft dos trabalhos de cada uma das universidades ligadas ao projeto, para avançar conjuntamente.

O trabalho da Cátedra Unesco Multilinguismo e Produção de Conteúdo em Língua Local no Mundo Digital consiste em trabalhar com as línguas-culturas locais de pequena circulação e dar visibilidade para as relações de pesquisa Sul-Sul. Segundo a Unesco, diferenças linguísticas e culturais devem ser vistas como espaços de riqueza nacionais e, dentro do possível, integrados na reflexão acadêmica. “É nesse sentido que trabalhamos”, enfatizou a coordenadora da Cátedra.

Fontewww.cel.unicamp.br

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo