Crisálidas - V

Guarda estes versos que escrevi chorando

Como um alívio à minha soledade,

Como um dever do meu amor; e quando

Houver em ti um eco de saudade,

Beija estes versos que escrevi chorando.

 

Único em meio das paixões vulgares,

Fui a teus pés queimar minh'alma ansiosa,

Como se queima o óleo ante os altares;

Tive a paixão indômita e fogosa,

Única em meio das paixões vulgares.

 

Cheio de amor, vazio de esperança,

Dei para ti os meus primeiros passos;

Minha ilusão fez-me, talvez, criança;

E eu pretendi dormir aos teus abraços,

Cheio de amor, vazio de esperança.

 

Refugiado à sombra do mistério

Pude cantar meu hino doloroso;

E o mundo ouviu o som doce ou funéreo

Sem conhecer o coração ansioso

Refugiado à sombra do mistério.

 

Mas eu que posso contra a sorte esquiva?

Vejo que em teus olhares de princesa

Transluz uma alma ardente e compassiva

Capaz de reanimar minha incerteza;

Mas eu que posso contra a sorte esquiva?

 

Como um réu indefeso e abandonado,

Fatalidade, curvo-me ao teu gesto;

E se a perseguição me tem cansado,

Embora, escutarei o teu aresto,

Como um réu indefeso e abandonado.

 

Embora fujas aos meus olhos tristes,

Minh'alma irá saudosa, enamorada,

Acercar-se de ti lá onde existes;

Ouvirás minha lira apaixonada,

Embora fujas aos meus olhos tristes.

 

Talvez um dia meu amor se extinga,

Como fogo de Vesta mal cuidado,

Que sem o zelo da Vestal não vinga;

Na ausência e no silêncio condenado

Talvez um dia meu amor se extinga.

 

Então não busques reavivar a chama.

Evoca apenas a lembrança casta

Do fundo amor daquele que não ama;

Esta consolação apenas basta;

Então não busques reavivar a chama.

 

Guarda estes versos que escrevi chorando,

Como um alívio à minha soledade,

Como um dever do meu amor; e quando

Houver em ti um eco de saudade,

Beija estes versos que escrevi chorando.

 

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo