A 4ª geração de computadores

Na década de 80, é desenvolvido o IC-LSI – Integrated Circuit Large Scale Integration (Circuito Integrado em Larga Escala de Integração) - , que foram os sucessores dos CIs, pois diferente dos mehlores chips que tinha em torno de 4.500 componentes o IC-LSI podia agregar cerca de 300.000 componentes.E os processadores da HP e Motorola foram os que tiveram mais destaque.
Essa geração foi importante pois foi quando surgiram os processadores de 32 bits que revolucionaram o mundo dos microcomputadores.
Em meados de 1978 a 1980 uma equipe comandada pela IBM, desenvolveu o sistema de arquitetura aberta, que possibilitou o lançamento da plataforma IBM-PC, utilizando-se da tecnologia que o IC-LSI podia proporcionar para que ela entrasse no mercado de microcomputadores.
Em 1984, a Apple lança o Macintosh, que vendeu milhares de unidades devido à sua versatilidade e interface gráfica, beneficiando-se da tecnologia IC-LSI para construí-lo em forma de monobloco.
Também em 1984 foi comercializado o micro MMX,destinado ao uso doméstico com boa aceitação no mercado.
Os PRINCIPAIS microprocessadores da época foram:



Motorola 68000
Esse microprocessador processava em 16 bits e era um dos mais poderosos, pois competia com os de 8 bits até então utilizados. Através deste desenvolvimento, os chips que foram desenvolvidos posteriormente baseados nele, foram utilizado nos computadores Apple durante toda a década de 80, porém ele não foi o único a equipar os computadores Apple, também estiveram presentes em sua unidade central de processamento chips da IBM e MOS.
Foi um dos mais poderosos e versáteis chips de 16 bits, executava multiplicações de uma só vez ao invés de o fazer através da repetição de adições como a maioria dos microprocessadores da época, apresentando maior velocidade e agilidade, possuía 70.000 componentes e Multiplicava 2 números de 16 bits em 3,3 milionésimos de segundo.


Hewlett Packard Super Chip

Foi uma nova revolução quando a HP lançou seu micro processador Super Chip o primeiro de
32 bits do mundo, desenvolvido em 1981.Porém a HP não investiu mais na produção como a Motorola, Intel e MOS Technology, e esse chip serviu como uma base para vinda de novas chips de 32bits, já que não foi muito difundido na época.Uma das razões para que seu uso fosse restrito é que a maioria dos processadores da época trabalhava com 8, que por ter atingido uma maior maturidade no mercado possuía maior número de periféricos e softwares compatíveis e ainda havia os de 16 bits que começavam a se popularizar lentamente.
Possuía o número revolucionário de 450.000 componentes e multiplicava 2 números de 32 bits em 1,8 milionésimos de segundo.

créditos:http://mundodohardware.blogspot.com

1 Comentário:

Paulo disse...

Séria bom se vocês conseguise separar mais por temas e deixasse um pouco mais explicado.
:/

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Troca de Links - Parceiros RSS Search Site no Esquillo Directorio Twingly BlogRank Teaching Blog Directory GoLedy.com Divulgue seu blog! Blogalaxia BRDTracker Directory of Education/Research Blogs Top Academics blogs Education and Training Blogs - BlogCatalog Blog Directory blog directory Blog Search: The Source for Blogs Submit Your Site To The Web's Top 50 Search Engines for Free! Sonic Run: Internet Search Engine Estou no Blog.com.pt
http://rpc.twingly.com/

  ©Trabalhos Feitos / Trabalhos Prontos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo